Os mineiros poderão apreciar neste fim de semana um espetáculo lunar. É que da madrugada de domingo, 20 de janeiro para segunda-feira, 21 a Lua será totalmente encoberta pela sobra terrestre e ganhará um tom avermelhado. O fenômeno, conhecido como Superlua de Sangue, será visível em todos os pontos do Estado. “O Brasil está em um ponto privilegiado”, explicou o astrônomo e professor da UFMG, Renato Las Casas.
Desta vez, para acompanhar o fenômeno não será preciso o uso de telescópios e binóculos, já que o astro ficará disponível a olho nu. Segundo o especialista, os melhores locais para acompanhar o eclipse são aqueles livres de poluição, que podem encobrir o brilho da lua. “O ideal é ir para um local mais escuro, de preferência fora do centro da cidade”, recomenda.
Programe-se!
O eclipse está previsto para acontecer entre 1:34hs às 4:51hs e, durante 1:02hs, a Lua será totalmente coberta. É exatamente neste momento que ocorrerá a Superlua de Sangue, quando o satélite adquire coloração avermelhada. A cor, de acordo com Renato Las Casas, se dá com a refração dos raios solares em uma pequena parte da atmosfera. Durante a Superlua, o satélite fica mais próximo do seu perigeu, ou seja, a fase orbitar mais perto da Terra. “O brilho da lua ficará mais quente”, disse o astrônomo.
Direto da Redação com informações da UFMG
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.