Esse é um assunto que, de princípio, não chamava a nossa atenção para despertar em nós o interesse em fazer algum estudo sobre ele. E, a bem da verdade, é um tema que nos diz respeito, uma vez que seguimos a fileira no catolicismo lembra o Reverendo Ismael Hultado da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil que nos remete ao Evangelho de Lucas 6: 39 a 45 sobre uma das parábolas de Jesus a seus discípulos “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?
O Reverendo Ismael nos lembra no programa de hoje que somos espiritualmente cegos e assim como Jesus nos diz precisamos de um guia pois somos espiritualmente cegos. Ao lermos as Escrituras, descobrimos que as pessoas são frequentemente descritas como sofrendo de cegueira espiritual.
Sempre que compartilhamos o evangelho de Cristo com outras pessoas, nos perguntamos por que elas o rejeitam ou por que não o entendem. Às vezes, nos culpamos, achando que não estamos proclamando o evangelho da maneira correta. Pensamos que, se usássemos métodos diferentes, poderíamos alcançá-los.
Precisamos entender que o problema não é com a mensagem, e não é com a maneira como estamos apresentando-a. O problema é que a outra pessoa é cega. O Deus deste mundo, Satanás, cega-os e eles não podem ver a verdade, porque é cega.
Embora apresentemos o amor de Deus em Jesus Cristo da maneira mais bela possível, os incrédulos não podem vê-lo, porque o Deus deste mundo cegou suas mentes. Em Efésios 4:18, o apóstolo Paulo descreveu os que estão fora de Cristo como “tendo o entendimento obscurecido, estando alienados da vida de Deus pela ignorância que há neles, por causa da cegueira de seus corações”.
Embora as pessoas sejam cegas, ainda temos o mandamento de ensinar o evangelho, confiando no Espírito Santo para tomar nossas palavras, realizar um milagre e abrir seus olhos cegos para que possam ver. É a pregação da verdade que Deus usa para abrir os olhos dos cegos que não desejam enxergar. Em Lucas 6:39, Jesus diz: “O cego pode guiar o cego? eles não cairão ambos na vala?”
E completa suas Palavras de Fé de hoje nos alertando: “Não tenho dúvidas de que ele também olharia hoje para os nossos atuais líderes religiosos e diria que, em muitos casos, eles são os cegos que lideram os cegos. A única maneira pela qual podemos ser qualificados para guiar os outros é seguindo de perto o próprio Cristo”.
O programa de hoje nos traz estas reflexões e Decididamente, ninguém pode saber sem aprender, ninguém pode aprender sem estudar, assim como ninguém pode ver, sendo cego. A parábola de Jesus cabe a todos aqueles que fazem da fé um bloco de carvão e não se submetem ao polimento sem análise, sem estudo, sem exame do que na verdade o evangelho quer nos mostrar.
Um cego não pode guiar outro cego; um ignorante do mundo sem conhecimentos não pode guiar as almas que para ele se encaminham , principalmente os cansados e oprimidos pelo sistema que atualmente vivemos.
Direção: Neilo Machado – Cinegrafista: Ramon Gonzales Hultado – Produção e edição: Anderson Campos – Gravado na Paróquia dos Santos Mártires em Bocaina/Caldas MG
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.