A espera pela entrega de uma creche no Bairro Jardim Redentor, em Pouso Alegre/MG, foi motivo de muitas perguntas sobre o porque de estar fechada há quase três anos. Para responder esta duvida, e o apelo de mães que não entendem o porque a Secretaria de Educação junto a prefeitura não inauguram a creche que aos olhos de todos, parece pronta e em condições de uso.
Para responder esses questionamentos, a Secretaria de Educação Municipal Leila Fonseca, convocou a imprensa local para explicar os motivos que levam a creche a continuar fechada sendo que ela tem capacidade para atender de imediato 160 crianças. As obras da referida creche estão quase no fim, mas ainda não há previsão para finalização total e abertura da unidade que fica no Bairro Jardim Redentor por pertencer a Caixa Econômica Federal e não a prefeitura de Pouso Alegre.
Para muitos moradores era para entregar a creche junto com as casas populares ali construídas, obra que iria beneficiar a comunidade. Sem a estrutura finalizada, com a obra parada há anos, o local já sofreu danos. Para tentar evitar entrada de estranhos no imóvel, um segurança foi contratado pela CEF e colocado no local.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a cidade atende quase cinco mil crianças, de zero a cinco anos de idade. No entanto, a demanda é de aproximadamente 700 crianças, incluindo as 160 do Bairro Jardim Redentor, que seriam atendidas pela nova creche. Ela deixa claro que todas as escolas, creches reformadas ou construídas pela prefeitura foram entregues à população prontamente.
O que diz a Caixa
No início de 2019, a Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento, tinha informado que faltavam menos de 5% da construção para a creche ser concluída. Segundo a instituição, as obras da creche ainda não foram finalizadas porque a empresa Base Forte Construtora e Incorporadora, responsável pelo empreendimento, entrou em recuperação judicial (alegou falência). Agora, a Caixa precisa fazer um chamamento público para a contratação de uma nova construtora.
Para a prefeitura entregar essa obra a população ela precisa receber da Caixa a obra oficialmente, então não é a prefeitura que está segurando uma obra importante para o bairro, mas a Caixa Econômica que desde 2017 briga na justiça com a empresa Base Forte Construtora para o termino definitivo da obra.
Direto da Redação com reportagem de Neilo Machado – imagens de Vinícius Domingos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.