O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta 4ª feira 20 de Novembro de 2019 em 832 dos 5.570 municípios do país. A data é uma homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de liberdade e luta da cultura negra.
Um projeto de lei quando criado o feriado em Pouso Alegre foi apresentado pelo Verador Rodrigo Modesto (PTB) em Pouso Alegre/MG que pretendia mudar o dia da comemoração “Consciência Negra” na cidade. Comerciantes na época alegam que três feriados consecutivos no mês de novembro, atrapalham as vendas. O tempo passou e o dia continua sendo comemorado em 20 de novembro como em 832 cidades do Brasil.
Na época, há três anos atrás o autor do projeto, vereador Rodrigo Modesto, procurou atender a reivindicação de muitos comerciantes da cidade. Na época também o presidente da Acipa Sergio era contra o feriado, mas ele permaneceu firme na cidade e o projeto foi engavetado.
A data é referência à morte de Zumbi dos Palmares, uma liderança importante para os negros na época da escravidão. Em Minas Gerais, poucos municípios tem o dia 20 como feriado. Em Pouso Alegre, ele foi aprovado pela Câmara de Vereadores em 2015. No mesmo ano, a data gerou polêmica, pois comerciantes queriam que ele fosse facultativo. Um juiz chegou a baixar uma portaria suspendendo o feriado para os funcionários do fórum, pois já tinha audiências marcadas.
Representantes da raça negra se reuniram em protesto e posicionaram contra a retirada do feriado. Para eles, a mudança seria um retrocesso.
Mario César Barbosa Ribeiro tomou a frente o movimento e foi totalmente contra a retirada desse feriado, uma vez que ele considera uma grande conquista da raça negra no município. Para ele “não se pode mudar as leis ao prazer de empresários”, Mário então falava como presidente da Associação da Raça Negra de Pouso Alegre.
Para as integrantes do Movimento Raízes de Baobá, o feriado representa muito mais que um dia de folga. Em 2015, foi proposto que a data fosse comemorada no terceiro domingo do mês de novembro. Mas para o movimento, a alteração perderia todo o contexto histórico. Diante de todos esses desafios o feriado permanece ativo na cidade e comemorado com muito orgulho por todos numa grande confraternização entre brancos e negros afinal diante de Deus somos todos irmãos.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.