A notícia que ronda a internet esta semana é que Gugu Liberato deixou uma mesada para sua mãe, Maria do Céu, e não deixou absolutamente nada para a mãe de seus filhos, Rose Miriam, que entrou na Justiça para disputar a fortuna deixada pelo apresentador. O caso que foi parar na Justiça, já está dando o que falar e é um dos assuntos mais discutidos nas redes sociais.
Após Rose Miriam di Matteo entrar na Justiça para exigir o que acredita ser seu por direito, novos detalhes sobre a herança deixada por Gugu Liberato acabaram surgindo nas redes sociais. Na sexta-feira, 27 de dezembro, o programa Fofocalizando, exibido pelo SBT, deu uma exclusiva ao vivo e revelou quanto o famoso deixou guardado para a sua mãe, a dona Maria do Céu, de 90 anos.
A atração, comandada atualmente por Gabriel Cartolano, entregou o valor que foi deixado pelo apresentador para a sua mãe. A veterana receberá R$ 100 mil mensais, que é aproximadamente o número que o artista costumava dar para a sua família se manter durante a vida. Além disso, ela continuará com a mansão que possui em Alphaville, na zona nobre de São Paulo.
O Fofocalizando também reforçou o fato de Rose Miriam não ter ficado com absolutamente nada no testamento, escrito por Gugu em 2011. A responsável por cuidar da porcentagem deixada às filhas menores de idade do comunicador foi sua irmã, Aparecida Liberato. Caso ela não aceite ser a tutora desta parte da herança, quem ficará no comando do dinheiro será o irmão, Amandio.
Para quem não sabe, Rose Miriam foi a Justiça fazer uma petição para ser inventariante do espólio deixado pelo apresentador, com quem passou mais de 20 anos. Além disso, ela tenta provar que teve uma união estável com o famoso, mesmo que a família a defina como amiga pessoal e mãe dos filhos dele, de acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
Em dua defesa
Rose Miriam Di Matteo, mãe dos filhos de Gugu Liberato, apresentou requerimento à Justiça pedindo para ser a inventariante dos bens deixados por ele. Ela afirma que, além de companheira dele por quase duas décadas, é também a representante legal de Sofia e Marina, de 16 anos, gêmeas e filhas caçulas que teve com o apresentador.
No testamento assinado em 2011, Gugu excluiu Rose Miriam do usufruto e da administração do patrimônio deixado aos filhos e sobrinhos, e delegou a função de inventariante de sua herança e curadora das crianças para a irmã dele, Aparecida Liberato. Na semana passada, Rose anunciou que procurou à Justiça também para pedir o reconhecimento de união estável que alega ter mantido com Gugu —o que lhe daria direito à metade da herança.
Segundo a médica, Gugu teria lhe excluído do testamento, já que na época em que o documento foi feito os dois estavam passando por uma “crise na união”. Entretanto, eles reataram depois disso e continuaram juntos: “Qualquer mulher no meu lugar faria isso. Está parecendo que é uma briga. Mas não é. Eu tenho todo o direito de me colocar no meu lugar – infelizmente, na condição de viúva”, explicou ela para a colunista da Folha.
Na petição, ela afirma que está passando, com as filhas, por “dificuldades de toda natureza”, já que Gugu, como “provedor”, sempre se responsabilizou por tudo e por todos. A família do apresentador, por sua vez, afirma que ela está sendo induzida e mal aconselhada por “terceiros não contemplados no aludido testamento”. Segundo eles, Rose era apenas amiga dele e mãe dos filhos, mas não sua esposa, tanto que moravam em casas separadas. O que existia entre eles era apenas um contrato. Nada mais que isto, afirma a família do apresentador.
Rose Miriam Di Matteo
O assunto em pauta está causando grandes comentários e dando o que falar nas redes sociais, alguns são contra e outros favoráveis. Tudo isto desde que ela contratou um advogado e entrou na Justiça contra o espólio de Gugu Liberato. A razão de toda polemica é que o testamento de Gugu deixou Rose, mãe de seus filhos fora de qualquer participação de seus bens e vencimentos. Vale lembrar que tudo que duas pessoas assinam entre si não tem validade e é anulável perante a lei, se a esta for diferente do que foi assinado.
Existe um contrato entre Gugu e Rose onde ela aceita uma série de cláusulas para ser a mãe dos filhos do comunicador. Isso não é uma barriga de aluguel como alguns dizem. Para ser uma barriga de aluguel deveria haver outra pessoa que morasse com Gugu para assumir a maternidade. Então o contrato é algo inédito na Jurisprudência. Rose na verdade foi figurante na vida de Gugu Liberato, era, sem nunca ter sido.
Lembrando que em 2015 a Record TV fez uma reportagem sobre a família de Gugu em Orlando (EUA). E no programa apareceu Gugu e seus filhos na casa, menos a Rose. Era como se ela não existisse e não morasse na residência. Na hora do jantar todos sentaram na mesa e Rose não apareceu em nenhum momento na reportagem, e nem foi citada.
Agora Rose Miriam entra na Justiça porque a lei lhe confere o direito de ser herdeira e ter união estável com o apresentador Gugu Liberato, por ser mãe legitima de seus filhos. Qualquer Juiz de Direito se for coerente com todas as sentenças dadas até hoje vai considerar Rose herdeira legal de Gugu.
Vamos recordar aqui um caso de um senhor que morreu deixando a esposa como herdeira, mas existia uma amante que viveu por muitos anos mantida pelo homem. O Juiz dividiu a herança entre a mulher e a amante que provou ter uma união estável com o falecido. Isso antigamente não existia na Justiça e passou a valer há alguns anos e a Justiça é bem clara, qualquer pessoa que vivem juntas durante alguns anos, tem direito nos bens adquiridos após a união, seja ela estável ou não.
Agora a mídia vai saborear a disputa de Rose Mirim Di Matteo pela fortuna de Gugu Liberato. Se os comentaristas de TV forem imparciais deverão entender os direitos que cabem a Rose e dar a ela todo direito, em seu nome, pelos filhos e pela condição que se submeteu todos esses anos, para que o apresentador, parecesse, aos olhos de seus fãs, uma pessoa normal, com uma família unida e feliz. Os segredos e motivos de cada um, devem ser respeitados e, não interferem na divisão da herança.
Para muitos ela desempenhou sua função de mãe e companheira por quase 20 anos. E nunca passou pela sua cabeça que o “amigo” morreria prematuramente num acidente doméstico, como aconteceu com o apresentador. A opinião publica tem se dividido em seus comentários e o assunto promete ainda dar muito o que falar.
Direto da Redação com informações colhidas na internet (AN) JC
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.