Num momento em que Pouso Alegre por força da Lei proíbe a soltura de fogos de artifícios com estampilho, ou seja sem ruídos e barulhos, é preciso também rever o que diz a lei sobre a buzina de carros? É só sair de casa para ouvir aquele barulho tão conhecido. Aquele que nos acostumamos a ouvir, em qualquer momento, por qualquer motivo, cada vez mais frequente. Uns mais baixos, outros mais altos, um tanto exagerados. Sim, ela mesma: a buzina de carro.
Mas ela não pode ser usada toda hora, sabia? Tem algumas regras de quando ela pode ou não pode ser acionada previstas também por lei. Quando se pode usar a buzina de carro? De acordo com o artigo 41 do Código de Trânsito Brasileiro em apenas duas situações a buzina de carro deve ser utilizada:
Quando for preciso fazer advertências necessárias para impedir acidentes; Quando o motorista estiver fora de áreas urbanas e precisar advertir um segundo condutor a fim de ultrapassá-lo. O artigo, no entanto, faz uma menção para o uso da buzina de carro: através de “toques leves”. Ou seja, um pouco distante da realidade que vemos por aí, não é mesmo?
E quando não se pode usar a buzina de carro? De novo, o Código de Trânsito Brasileiro elaborou, por meio do artigo 227, quais são os casos em que é proibido por lei utilizar a buzina de carro, vamos a eles: Buzinar de forma demorada e contínua sob qualquer pretexto; Entre os horários das 22:00hs às 06:00hs;
Nos locais e horários que são proibidos pela sinalização; Nos casos da buzina não ser usada com toque leve para advertir motoristas ou pedestres de outros automóveis; Fora dos padrões e frequências definidas pelo CONTRAN.
O que se vê, no entanto, é o uso da buzina de carro em lugares proibidos, como nas escolas e nos hospitais. Ou, também, os motoristas que passam buzinando altas horas da noite seguidamente.
Inclusive, o som emitido pela buzina é limitado: o nível mínimo é de 93 decibéis, quando falamos de veículos produzidos a partir de 01 de janeiro de 2002. Para o nível máximo são permitidos até 104 decibéis, levando em consideração os automóveis produzidos a partir de 01 de janeiro de 1999.
E sobre a buzina eletrônica? As buzinas eletrônicas são aquelas buzinas customizadas, que emitem sons diferentes da buzina de carro convencional. Já ouviu buzina com sons de animais, falando alguma palavra (como “barbeiro!”) ou com um grito peculiar? Pois é, são as buzinas eletrônicas. Elas, não são proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Porém, existe um artigo que menciona o fato das buzinas não poderem ter sons parecidos com os de sirenes dos bombeiros, ambulância ou da polícia.
Qual a punição para quem não respeita a lei? A punição é de multa leve, perda de 3 pontos na CNH, além de pagar R$ 88,38. Por isso, atenção: não é necessário sair buzinando de forma excessiva e por qualquer motivo. A buzina de carro deve ser utilizada com bom senso, sempre! Se todos respeitarem teremos um final de ano exemplar, sem barulhos dos famosos fogos de artifícios anunciando a chegada de um novo ano, ou como demonstração de alegria quando o time do coração ganha um partida, ou ainda, como ano que vem tem eleições sem anunciar que os famosos comícios já vão começar e que o candidato principal vai falar a seguir. Que reine em nossa cidade a paz e a tranquilidade tão desejada e oferecida nesta época do ano.
Direto da Redação com colaboração de Marcus Vinícius
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.