No programa de Hoje o Arcebispo Dom Sebastião Costa de Lima nos fala uma Regra de Vida maravilhosa para o nosso dia a dia. Ela fundamenta a vida dos frades e das pessoas que com eles convivem. Ou seja: o carisma. Dom de Deus dado a essas pessoas religiosa que desejam vivenciar uma Sagrada Família.
Olhando para a natureza, podemos perceber esse processo de permanência/estabilidade nas plantas e tirar a lição como exemplo de vida. Toda e qualquer planta necessita enraizar-se para poder crescer. Sem esse processo de enraizamento, a planta não desenvolve todo o seu potencial e não suporta os “transplantes” que a vida há de oferecer-lhe de forma obrigatória ou espontânea.
A permanência/enraizamento é que dá condições ao ser vivo, de enfrentar o transitório da vida. A experiência nos leva a descobrir a beleza da própria vida, numa postura de simplesmente perceber, sentir a presença de Deus em tudo que fazemos, sem se importar com a religião a que pertencemos. E a experiência nos leva ao grande conhecimento de nós mesmos. E o estar diante da face de Deus que mostra para o discípulo o seu original. Como realmente somos ou seremos em Deus porque somos todos filhos e filhas de Deus.
Temos percebido, muitas vezes, situações desconfortáveis da vida, que nos aborrecem e muitas vezes nos deixam doentes, porque não conservamos uma estabilidade interior diante do transitório que é inevitável. Pessoas que se perdem numa ladainha de situações que poderiam ser evitadas. Se esbravejar, se irritar, falar palavrões melhorassem a vida da maioria das pessoas, creio que estaríamos no paraíso.
A Amizade com Deus é de suma importância para nós. Depois que os primeiros homens macularam a transparência do relacionamento para com Deus, a desordem entrou no mundo. A amizade com “a serpente enganadora” só nos levou ao caos interior e exterior. Um bom amigo está sempre ao nosso lado. O verdadeiro amigo só deseja o nosso bem. Isso porque o amigo nos importa para dentro dele. E o que importamos para o nosso interior é precioso.
Imagine se no silêncio mais profundo do nosso ser, alimentarmos a nossa amizade com Deus. Pode ter certeza que, quando silenciamos em estado de presença dentro de nós, Ele nos fala e nos garante uma solução. Quando percebemos o realmente como devemos governar a nossa vida, nós não mendigaremos ninharias para o mundo, mas ofertaremos coisas boas que vem do manancial que jorra de dentro de nós, por causa desta amizade com Deus que nunca tem fim.
Assim como a música boa precisa de “pausas” para encontrar harmonia, também corpo e alma precisa de pausas para estar conectados com Deus. É o que nos traz o programa Palavra de Fé com Dom Sebastião que nos ensina a importância de permanecermos na presença de Deus.
Direção Geral: Frei José Neilo Machado
Imagens e Edição: Vinícius Domingos – Supervisão Técnica: Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.