Faltam apenas dez dias para que, pela imposição das mãos do Arcebispo Dom Sebastião Costa de Lima, guardião geral da Fraternidade Católica Anglicana dos Filhos de Assis, os diáconos Frei Antônio Vasconcelos e Frei José Neilo Machado sejam ordenados sacerdotes. A celebração será realizada no Buffet Kid Festa, em Pouso Alegre, no domingo, dia 02, às 10 horas, na presença de membros de diversas facções religiosas, entre elas o Bispo Dom Ronaldo Mello de Poços de Caldas e Machado, Reverendo Padre Dionísio Pereira da igreja da fé (São Jorge), Reverendo Ismael Hultado de Caldas Paróquia dos Santos Martires, Padre Mário Navarro e Padre José Carvalho de Pouso Alegre, Pastor Valdo de Souza da Igreja Batista Bíblica Central entre outros.
O Jornalista diretor geral da Empresa Jornalística Jornal da Cidade de Pouso Alegre Ltda, Frei José Neilo Machado, cuja família é da comunidade católica anglicana, conta com o apoio de padres, seminaristas, religiosas e agentes da Pastoral Vocacional e de outros movimentos e pastorais que, realizam celebrações nas comunidades aqui citadas.
A missa de abertura da Célula Franciscana em Pouso Alegre contará com a presença do Arcebispo Dom Sebastião Costa de Lima com a acolhida dos missionários e de todas as comunidades Anglicanas da Região.
“É um sonho que se torna realidade, Reverendo Ismael Huntado e Reverendo Dionísio Pereira sempre estiveram ao meu lado nesses últimos quatro anos de caminhada e, de alguma forma agradeço também ao Frei Rogério Cruzantonio, por ter me apresentando Dom Sebastião Costa de Lima, da cidade de Palmas/Tocantins, que não mediu esforços para que este momento fosse possível. Nesses dias, comigo se prepara também para receber o sacerdócio o diácono Frei Antônio Vasconcelos, afilhado de Padre Mário Navarro, cuja vocação é visível ao chamado de Deus para o ofício que ora se abraça. Esta data tão especial, a ordenação de ser um padre, é muito gratificante, principalmente, quando têm se ao lado, amigos como o vereador Rafael Aboláfio, que doou juntamente com Dirceu Vergani, um terreno no Bairro Cidade Vergani, para a construção da Paróquia Católica Anglicana São Francisco de Assis”. Explica o jornalista.
“Saber que posso contar com a ajuda de todos, de muitas autoridades de Pouso Alegre, me deixa ainda mais feliz e agradecido a Deus por tê-los ao meu lado neste momento importante de nossa ordenação”, ressalta o futuro padre frei José Neilo Machado, conceituado jornalista em nossa cidade, proprietário também do Portal de Notícias Tvjornaldacidade.com
Aproximando-se do momento da ordenação, o diácono recorda também outras pessoas que lhe ajudaram em sua vocação. “Foram anos de desafios, de alegrias e também momentos de incertezas. Quando nos colocamos no caminho de Cristo, e principalmente no caminho de seu seguimento para se tornar um ‘Outro Cristo’, precisamos, no decorrer do processo formativo, nos deixar lapidar, nos deixar moldar pelo Cristo, o grande Oleiro: ‘Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão’. Mas na certeza de que o Cristo caminha conosco, Nele encontramos a certeza de nossa caminhada. O Cristo que nos chama para a missão, este é fiel. Quando falamos em caminhada vocacional, os primeiros a nos ajudar nessa caminhada é a nossa família. Como é bom ter a família ao nosso lado! Mesmo distante, muitas vezes por causa da formação, ela foi tão próxima. Sabia que estava ao meu lado o tempo todo!”, ressalta o diácono e jornalista Frei Neilo Machado.
O futuro padre, prestes a completar seus 65 anos de idade, destaca o papel fundamental dos, formadores, orientadores espirituais e psicólogas que contribuíram durante o processo de formação. “Nesse caminhar, formamos também amigos e benfeitores que, juntos, sonham conosco o mesmo ideal, e que compartilham nossas alegrias e tristezas, dificuldades e medos. Vale destacar, também,
o bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil no Rio de Janeiro Dom Eduardo Grillo, que sempre se manteve ímpar e foi o primeiro a me abrir as portas para o meu crescimento vocacional, também não posso deixar de lado os estágios pastorais realizados principalmente em Ibitiúra de Minas/ Bocaina com o Reverendo Ismael Hultado e com Frei Rogério em Pocinhos de Caldas, nos últimos anos de nossa formação, minha e do amigo Antônio Vasconcelos e, claro, o contato com o povo de Deus, da Igreja da Fé (São Jorge) que nos ajudou a colocar em prática o que aprendemos na Teologia”, acrescenta.
O diácono Frei José Neilo Machado, neste ano de 2020, está a serviço da Paróquia da Fraternidade Católica Anglicana dos Filhos de Assis, no Bairro São Cristóvão. Rua Jorge Andere, 10 – “Sou muito feliz e grato por todos que tem colaborado na sustentação desta ”igreja” que, no último ano de formação, me acolheu para realizar meu estágio, e que continuam colaborando para que eu pudesse exercer meu Diaconato: sou muito feliz por estar me ordenando padre, por saber que daqui a alguns dias serei presbítero pela mãos de Dom Sebastião. Acredito que vivi minhas primeiras alegrias como diácono e peço a Deus força e saúde para poder exercer minha função de religioso sacerdote franciscano. Agradeço ao irmão de fé Frei Antônio Vasconcelos e Padre Mário Navarro, pelo companheirismo e acolhida, bem como a acolhida de todas as lideranças anglicanas da qual cruzei e cruzaram em meu caminho, meu carinho e gratidão a todos!”, pontua.
Agradecimento especial
“Quero, de modo muito especial, agora, às vésperas de minha ordenação, render graças a Deus por este momento em minha vida, bem como agradecer a todos que passaram pela minha vida nestes oito anos de formação. Sei de muitas pessoas que torceram, que rezaram por mim para que hoje eu estivesse aqui, minha família, amigos e benfeitores, pessoas que colaboraram com minha vocação como foi o caso do Pastor Valdo Souza, Ernani Braga, Rafael Aboláfio, Rafael Simões, Dr. Paulo Valdir, Rosana Carvalho, Yago Sunemi, Julio Cesar Sobral e esposa, e irmãos que caminharam comigo durante 30 anos quando fui presidente líder, com muito carinho da Unção Catequista de Espiritualistas Solidários onde angariei centenas de amigos que me foram fieis e que continuam do meu lado rumo ao Reino dos Céus. Mas também sei de pessoas que hoje já estão na eternidade, que já partiram, que estão no céu, e que vão também participar das minhas alegrias, em especial meu pai Waldomiro Delfino Machado, e outros que somavam conosco em busca da fé percorrendo os mesmos caminhos da solidariedade. Que Deus abençoe a todos!”, agradece o diácono.
Seu lema de ordenação “Eis me aqui Senhor” o tem acompanhado nos últimos 35 anos quando, como missionário da UCES, dedicou parte de sua vida para a catequese e evangelização. Parabéns Neilo, paz e bem!
Direto da Redação por Anderson Campos do Jornal da Cidade
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.