Um projeto da Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura de Pouso Alegre, desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sudoeste, está beneficiando cerca de 36 famílias carentes, um total de 120 pessoas do bairro São João. Elas são abastecidas semanalmente com produtos hortifrutigranjeiros ofertados pelo Centro. A distribuição acontece semanalmente no salão da Paróquia de São João Batista, localizada no bairro. Creches também são contempladas.
A ação teve início em novembro do ano passado, quando o CRAS Sudoeste acolheu proposta do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e tem executado as atividades com base em levantamentos de famílias que têm pouco ou nenhum acesso a uma alimentação em quantidade e qualidade adequadas para sua subsistência e saúde.
O projeto trabalha com enfrentamento da situação de insegurança alimentar e busca alternativas para que as famílias tenham acesso a alimentos hortifrútis, em quantidade suficiente para uma melhor qualidade de vida.
Os alimentos distribuídos são doados pela Central Municipal de Abastecimento (CEMA). O recolhimento, separação e distribuição dos produtos são feitos pelo CRAS. A equipe do PET Saúde promove oficinas de reaproveitamento de alimentos, com orientações de saúde e de uma nutricionista.
Além da CEMA, a Paróquia de São João Batista tem se tornado grande parceira do projeto. Ela cede o espaço para a distribuição dos alimentos e para realização de reuniões periódicas com os participantes e equipes parceiras. Segundo Lígia Rangel, coordenadora do CRAS Sudoeste, “a proposta está alcançando os objetivos, com resultados positivos para as famílias e para os vínculos comunitários que estão sendo construídos”.
Fonte: Ascom PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.