O prefeito de Pouso Alegre preocupado com a repercussão que o assunto pode trazer no município esclarece em vídeo que três casos suspeitos do novo coronavírus foram encaminhados para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre/MG. A informação foi confirmada agora a pouco pela Ascom- Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Os pacientes foram levados de Varginha/MG para o Hospital de Pouso Alegre, escolhido como referência para o tratamento do novo vírus na região.
Os três pacientes com sintomas da doença são da mesma família e retornaram na terça-feira, 25 de fevereiro de uma viagem à Lombardia/ Itália, uma das mais atingida pelo vírus no país europeu.
Eles chegaram a Pouso Alegre transferidos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e ficarão em isolamento. Os exames para confirmação ou descarte da doença serão enviados à Fundação Ezequeiel Dias (Funed), em Belo Horizonte /MG, referência epidemiológica no estado.
No vídeo divulgado pela Ascom, o prefeito Rafael Simões, explica que não há motivo para alarde e que os procedimento recomendados pelo Ministério da Saúde serão seguidos rigorosamente.
“Eles estarão vindo pra cá, ficarão em isolamento, serão submetidos ao exame. É apenas uma suspeita, não é motivo de alarde. Nós simplesmente estamos pedindo para as pessoas buscarem a policlínica, a UBS do São João pra que a gente tenha maior segurança. Isso não é motivo de nenhum alarde. O fato existe, nós temos que trabalhar com a maior responsabilidade possível, mas não é razão de estarmos criando pânico na população”, detalhou Rafael Simões no vídeo.
“É importante que a população saiba sim da realidade. Três casos suspeitos estão vindo para Pouso Alegre, serão isolados da forma como determina os procedimentos hospitalares. Não há motivo de risco e nem de pânico”.
Em áudio que está circulando nas redes sociais, Rafael Simões, pede para que prefeitos de outras cidades não enviem pacientes para o hospital. “Eu gostaria de pedir a vocês (prefeitos) que segurem o máximo possível o envio de vocês para o Hospital Regional Samuel Libânio. É um momento difícil, nós não temos controle sobre isso, então só mandem para cá aqueles casos que precisam vir para o pronto-socorro, do contrário peço para ajudarem aí, segurarem aí na UBS de vocês o máximo possível”, disse o prefeito no áudio.
Em nota, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio informou que os casos ainda são suspeitos e que os pacientes serão submetidos a exames conforme protocolo do Ministério da Saúde. Ainda conforme o hospital, os riscos relativos à disseminação da doença estão controlados e todas as medidas foram tomadas para proteger os pacientes e a população da cidade.
Veja a nota emitida pela direção do HCSL
“O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) é referência e estratégia no Sul de Minas para atender casos suspeitos do novo coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde criou planos de contingência para lidar com eventuais pacientes com suspeita da enfermidade respiratória, cujo o surgimento ocorreu na cidade de Wuhan, na China, onde a maioria dos casos foram registrados e agora, recentemente no continente Europeu. Existem três pacientes suspeitos de infecção em Varginha (MG) que estão sendo transferidos para as dependências do Hospital Samuel Libânio. Informamos que são casos suspeitos, e ainda serão submetidos a exames conforme protocolo do Ministério da Saúde. Os riscos relativos a disseminação da doença estão controlados e todas as medidas foram tomadas para proteger os pacientes e a população de Pouso Alegre”.
Diretor do HCSL esclarece e tranquiliza população
Na companhia do deputado estadual Dr. Paulo Valdir, o prefeito Rafael Simões esteve nesta tarde com o Dr. Alexandre Hueb, diretor técnico do Hospital das Clinicas Samuel Libânio, exatamente no local onde as pessoas com suspeita de coronavírus, vindas de Varginha, permanecerão internadas, totalmente isoladas, durante a efetivação dos exames para confirmar ou não a infecção.
O Dr. Alexandre explica também em, vídeo gravado pela Ascom/PMPA, os procedimentos e, tranquiliza a população sobre os riscos de contágio, que são restritos, informando ainda que todos os procedimentos hospitalares estão sendo tomados de acordo com as normas do Ministério da Saúde. Vejam o vídeo abaixo.
Direto da Redação com informações da Ascom PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.