O último relatório do Índice de Transparência da Covid-19, publicado em 30/4, classifica como alto o nível de transparência das informações divulgadas sobre o novo Coronavírus pelo Governo de Minas. Além disso, o estado é o 4ª mais bem avaliado em relação à qualidade de informações relativas à pandemia no ranking nacional.
O Índice de Transparência da Covid-19 é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR), para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais. Os dados são coletados diariamente e apurados com base em três quesitos: granularidade (detalhamento das informações), formato e critérios de publicação.
“A classificação mostra o comprometimento e o alto nível de transparência das informações divulgadas pelo Governo de Minas sobre o coronavírus. Esse resultado é fruto de um trabalho de qualidade e de alta gestão, devido à soma de esforços da Secretaria de Saúde e da Controladoria-Geral, que disponibilizam as informações, concretizando as diretrizes e política com foco no cidadão”, avalia o governador Romeu Zema.
Trabalho conjunto
O controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, ressalta o trabalho conjunto com a SES. “Estamos trabalhando com muita seriedade para garantir à população a integridade e transparência da informação pública, e o resultado disso pode ser medido agora, com a ótima colocação do Estado no ranking de transparência”, diz.
Para secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a transparência é fundamental e base de todas as ações do Estado. “Neste momento da Covid-19, faz-se ainda mais necessária, devido ao grau de ansiedade e insegurança que as pessoas vivenciam. Desde o início dessa gestão tivemos dois focos principais: a eficiência e a transparência”, afirma.
A subcontroladora de Transparência e Integridade da CGE-MG, Nicolle Bleme, ressalta a importância do trabalho integrado e do apoio da alta gestão para o alcance dos resultados. “Essa classificação de MG reflete o trabalho integrado das equipes e o apoio dos gestores para o fomento e ampliação da transparência e dados abertos. Minas é um dos nove estados que divulgam a bases de dados para download do detalhamento”, completa.
A metodologia completa utilizada para o Índice Transparência da Covid-19 pode ser acessada no site: https://transparenciacovid19.ok.org.br/
Para mais informações acesse o Portal de Dados Abertos do Estado de Minas Gerais e o Painel de Dados COVID, disponíveis nos links:
http://www.transparencia.mg.gov.br/dados-abertos e https://saude.mg.gov.br/coronavirus/painel
OKBR
A Open Knowledge Brasil (OKBR), também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. A organização incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.
Fonte: Governo de Minas – Central de Imprensa
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.