A Prefeitura de Pouso Alegre está fazendo a revisão do Plano de Manejo e o Georreferenciamento das suas áreas de conservação e proteção ambiental, que são a Reserva Biológica localizada próximo ao Morro do Cristo e o Parque Natural Municipal Professor Fernando Afonso Bonillo Fernandes (Horto Florestal). Ambas estão enquadradas na Lei Federal n0 9.985/2000 (Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC e Lei Municipal de criação n0 3411/98 e 3412/98.
A iniciativa visa uma gestão mais eficaz para conservação dessas áreas, pertencentes ao grupo de proteção integral dos recursos naturais do município.
O Plano de Manejo é um documento técnico que traça diretrizes para o município gerir a unidade de conservação. Já o Georreferenciamento com certificação junto ao INCRA e devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis, será importante para o município conhecer os limites da área, para assim traçar estratégias de conservação, manejo e projetos de pesquisa. Este serviço é fundamental para o cadastramento da unidade de conservação junto ao Estado e consequente recebimento dos recursos do ICMS Ecológico, que os municípios que possuem unidades de conservação de proteção integral têm direito.
Com cerca de 400 hectares de área protegida, as reservas possuem grande relevância ambiental para o município e região e se destacam pelas belezas cênicas das serras, confrontando um horizonte convidativo à contemplação e ao reencontro com a natureza, além de abrigarem grande biodiversidade, inclusive espécies ameaçadas de extinção.
Fonte: Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.