Durante o período da pandemia ocasionado pela Covid-19 (coronavírus), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Volante da Prefeitura de Pouso Alegre, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Sociais, está ampliando o atendimento nos bairros rurais. São ações voltadas para a prevenção, proteção e promoção dos indivíduos e/ou famílias residentes na zona rural e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Em Pouso Alegre a Secretaria Municipal de Políticas Sociais mantém uma equipe itinerante (Volante), composta por Assistente Social/Coordenadora, Assistente Social, Orientadora Social e Motorista, que dá suporte aos CRAS do município na oferta dos Serviços da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social, possibilitando a democratização do acesso aos direitos socioassistenciais e contribuindo para fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários também da população rural.
No ano de 2019 foram realizados 2.968 atendimentos. De janeiro a abril de 2020 já foram atendidas 970 pessoas que residem na zona rural do município.
Os serviços ofertados pela equipe volante são: Busca ativa; inclusão em serviços; programa, projetos e benefícios assistenciais; atendimento e/ou discussão de caso com a rede socioassistencial e outras políticas setoriais; realização do Cadastro Único do Governo Federal (inclusão, atualização e revisão cadastral) para: transferência de recurso do Programa Bolsa Família; Tarifa Social – desconto na conta de água e luz; INSS 5% (contribuição como dona de casa); BPC Escola, BPC para Pessoa com Deficiência ou Idosa; Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida; inclusão nos Cursos Profissionalizantes ou Oficinas do Programa ACESSUAS Trabalho; isenção da taxa de inscrição para concurso público; Carteirinha do Idoso (acesso gratuito ao transporte interestadual); apoio nos atendimentos de descumprimento das condicionalidades (PBF); mobilizações e campanhas socioeducativa; articulação com a rede (mutirão e/ou reunião); atendimento social individual e/ou familiar; visita domiciliar e acompanhamento social; roda de conversa com temas do cotidiano; orientações e/ou encaminhamentos aos serviços da rede socioassistencial e/ou outras políticas setoriais; orientação sobre passe livre (para pessoa com deficiência); Declaração Provisória de Viagem Interestadual para Idosos; atendimento conjunto com os CRAS de referência territorial nos casos que necessitam de acompanhamento psicossocial; oferta de benefícios eventuais: encaminhamento para segunda via de documentos (certidão de nascimento, casamento, óbito, carteira de identidade) e para foto 3×4, entre outros.
Veja a seguir o cronograma de atendimento para o a semana de 20 a 24 de julho (segunda-feira a sexta-feira) e primeira quinzena de agosto.
Fonte: Ascom/PMPA
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