Diante dos vários incêndios que vêm ocorrendo nos últimos dias, no município e região, com riscos às unidades de conservação e à flora e fauna, a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Pouso Alegre volta a alertar a população e usuários de trilhas em matas e florestas, sobre práticas e atividades que podem resultar em incidentes com fogo, lembrando que provocar queimadas é crime ambiental.
Nos últimos dias incêndios de grandes proporções foram registrados nas duas unidades de conservação do município, a Reserva Biológica e o Parque Natural Municipal Professor Fernando Afonso Bonillo Fernandes. O fogo somente foi contido graças ao esforço do Corpo de Bombeiros, juntamente com militares do 14º GAC e equipes da Prefeitura.
O fogo deixou as marcas da devastação. Foram dezenas de hectares perdidos de pastos e floresta da Mata Atlântica que abrigavam milhares de animais e plantas. Os prejuízos à fauna e flora foram grandes, já que o local é habitat de exemplares em risco de extinção.
Como o período de estiagem ainda pode prolongar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente chama a atenção das pessoas que fazem trilhas ou que escolhem as unidades de conservação para deixar em meio à vegetação oferendas em rituais religiosos, para que tenham cuidado com práticas e atividades que podem provocar incêndios e colocar em risco essas áreas naturais. Veja algumas recomendações:
*Se estiver fazendo uma trilha (de carro, moto, bicicleta ou caminhando) jamais jogue toco de cigarro aceso no chão.
*Os rituais religiosos, que deixam oferendas em locais próximos de matas, não deverão em hipótese alguma conter velas, de nenhum tipo.
*Ao perceber um foco de incêndio próximo a árvores, entre imediatamente em contato com os bombeiros pelo 193.
Fonte: Ascom/PMPA/JC
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.