Começa nesta domingo, 27 de setembro a corrida pelo comando da Prefeitura de Pouso Alegre e pelas vagas na Câmara Municipal, quando os candidatos estarão autorizados pela Justiça Eleitoral a disputar as preferências dos eleitores no município, conforme registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com debate de suas propostas nas ruas e na internet que este ano devido a pandemia do novo coronavírus – Covid 19, será o carro chefe dos candidatos alcançarem seus eleitores.
Até ontem, 05 já registraram oficialmente suas candidaturas. Outros nomes durante a semana foram cogitados e só têm até hoje à noite para fazer o registro. Em período eleitoral breve e atípico, muitos não vão perder tempo e começam a campanha já no primeiro dia nesta temporada de caça aos votos em Pouso Alegre, como deverá ocorrer em todo o país.
Como dissemos a internet será ferramenta imprescindível para os candidatos, que terão o contato físico limitado pelas recomendações de isolamento social em decorrência da COVID-19, uma nova experiência para os atuais candidatos diante de um enorme problema de saúde mundial, onde a recomendação é ficar em casa, isolados. No ambiente virtual, a campanha será feita nos sites dos partidos e dos candidatos, em blogs, postagens em redes sociais e aplicativos de mensagens. Eles já se preparam para reuniões virtuais e de transmissões ao vivo pela internet.
A Justiça Eleitoral, portanto, estabeleceu regras para a campanha on-line, que deverão ser observadas rigorosamente pelos partidos, candidatos e suas equipes. Estão vedados, por exemplo, os impulsionamentos de publicações feitas por terceiros, o disparo em massa de mensagens e a propaganda em sites de quaisquer empresas, organizações sociais e órgãos públicos. Os candidatos também serão responsabilizados por conteúdo enganoso ou descaracterizado que for utilizado em suas ações de campanha.
Os concorrentes acompanham com atenção os boletins epidemiológicos da COVID-19 para traçar as estratégias de campanha nas ruas. Alguns, entretanto, já afirmaram que não vão abrir mão do contato direto com os eleitores, mas obedecerão às restrições e aos protocolos sanitários impostos pela pandemia.
Nas ruas, será permitido o posicionamento de mesas com material impresso e bandeiras móveis entre as 6:00Hs e as 22hs, desde que não atrapalhem o trânsito de veículos e pedestres. Os carros de som só serão permitidos em carreatas, passeatas ou durante comícios e reuniões. Candidatos de partidos ou de coligações com maior tempo de rádio e televisão também apostam nesses meios tradicionais para se comunicar com os eleitores. A propaganda gratuita em rádio e TV começará em 9 de outubro.
A Justiça Eleitoral vem estimulando a população a fazer o controle da propaganda. Além da possibilidade de denúncias nos cartórios eleitorais e no Ministério Público Eleitoral, também será lançado o aplicativo Pardal, específico para informar irregularidades de campanhas. Todas as denúncias requerem identificação do denunciante.
Com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adiou as eleições municipais por conta da pandemia, os pouso-alegrenses irão às urnas no dia 15 de novembro escolher prefeito e vereadores para mandatos entre 2021 e 2024.
OS CANDIDATOS A PREFEITO
A convenção do PODEMOS aprovou Dr. Donizetti Andrade como candidato a prefeito e Cleuza Salles para vice. O Partido dos Trabalhadores (PT) Traz o servidor público e radialista Eduardo Ferreira à Prefeitura de Pouso Alegre tendo como vice o professor Luiz Fernando Herculano, da mesma legenda. O DEMOCRATAS oficializou a candidatura à reeleição do atual prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões. O vice na chapa é o coronel Dimas Fonseca, do PSDB, que ocupou o cargo de chefe de gabinete. O PSL oficializou, a candidatura do Sargento Anderson Silveira à Prefeitura de Pouso Alegre. O PV oficializou seu candidato o atual vereador de Pouso Alegre, André Prado. O vice na chapa será Marcos Paco, também do PV.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.