O Bispo Dom Ronaldo Melo, de Poços de Caldas e Machado, ambas cidades do Sul de Minas recebeu no domingo dia 22 de Outubro os sacerdotes de Pouso Alegre, Reverendo Neilo Machado e Frei Rogério. Numa conversa formal de acordos e posturas Dom Ronaldo Melo aceitou, atendendo solicitação, acolher os missionários que passam doravante a fazer parte de sua pastoral.
Os dois, reverendo e frei, foram apresentados neste domingo em sua missa celebrada às 19:30hs em Poços de Caldas. Os convidados especiais, passam a integrar a comunidade religiosa de Pouso Alegre/MG sob a batuta de seu báculo. Um dia especial sobre os significados dos processos de incardinação e aceitação dos dois sacerdotes anglicanos.
Dom Ronaldo Melo fecha esse triangulo propagado no Evangelho de Nosso Senhor Jesus, Pouso Alegre, Machado e Poços de Caldas acordo com o Código de Direito Canônico atendendo solicitação dos próprios padres. Dom Ronaldo atendeu o Jornalista e Reverendo Neilo Machado de Pouso Alegre e Frei Rogério da Ong Viva Cão de Pocinhos do Rio Verde para uma entrevista onde discutiu-se à situação dos membros desta comunidade (sacerdotes) e os benefícios que esta união possa representar em termos de praticar a caridade.
Os novos membros aceitos estão sendo colocados sob a jurisdição de um novo bispo que tem realizado um trabalho de caridade constante nestas cidades, para Dom Ronaldo “Praticar o amor ao próximo é a missão dos que se dedicam ao serviço de Deus”.
Reverendo Neilo Machado e Frei Rogério terão agora Dom Ronaldo Melo como superior eclesiástico no comando e assistência espiritual que necessitam para construir sua igreja e suas comunidades. O mais recente presbítero que pertencia até o presente momento, a Fraternidade Católica Reformada dos Filhos da Assis e o Frei Rogério Cruzantonio, que estava na Fraternidade há mais de 8 anos vão administrar a Comunidade da Igreja Anglicana Independente de Pouso Alegre – Paróquia São Francisco de Assis, e que a partir desta data, 22 de Outubro de 2020 esta incorporada ao quadro de padres que fazem parte da Igreja Anglicana de Poços de Caldas e Machado, que tem como chefe supremo Dom Ronaldo Melo.
Os sacerdotes foram acolhidos membros como regra geral, mediante o proposito na Igreja particular para a qual foram promovidos; excepcionalmente, em virtude de uma concessão especial conforme acordo estabelecido e firmado entre as partes interessadas, com total liberdade para desenvolverem seus trabalhos em Pouso Alegre. “A vida religiosa não dá superpoderes aos padres. Pelo contrário. Eles são tão falíveis quanto qualquer um de nós”, diz o psicólogo Ênio Pinto, autor do livro Os Padres em Psicoterapia (editora Ideias e Letras). Porém ter um bispo que possa auxilia-los mais próximo, torna as coisas mais fáceis para a implantação de projetos que venham de encontro com a necessidade do povo.
Para Dom Ronaldo Melo “a vida sacerdotal é mais atribulada do que se costuma imaginar. Inclui celebração de batizados e casamentos, visita a doentes, sessões de confissão, aulas em universidades, presença em pastorais e serviço de dedicação aos mais necessitados, sem ação social ao próximo, a missão do padre é vazia e sem forma. Dom Ronaldo ao lado do Reverendo André Firmino vem se destacando nestas localidades pelo magnifico serviço prestado a esta classe que mais necessita de apoio e ajuda, até mesmo para sobreviver com mais dignidade.
O Reverendo André, ao recepcionar os visitantes, deixou bem claro que, “os padres não estão sozinhos. Fazemos parte de uma família. E nesta família cabe ao bispo desempenhar o papel de pai e, como tal, zelar pelas necessidades dos filhos”.
A influência dos sacerdotes acolhidos por Dom Ronaldo se estenderá para além dessa área e eles terão liberdade para manter algumas das tradições e ritos que não estejam em desacordo com a doutrina cujo rito católico não deixa de ser anglicano e o amor ao próximo e a propagação do Evangelho deve prevalecer entre os que nasceram para servir e não para serem servidos.
Para o jornalista e reverendo Neilo Machado, a dedicação do Advogado Rafael Aboláfio, foi de extrema utilidade para o projeto da igreja que se pretende estabelecer em Pouso Alegre, ele é doador de um terreno junto com o empresário Dirceu Vergani, para que em 2021 o Bairro Cidade Vergani, receba sua tão sonhada igreja e a comunidade possa ter um local mais digno para estar na presença de Deus.
Para Frei Rogério Cruzantonio, a conversa com o bispo Ronaldo, trouxe uma nova expectativa, renovando a esperança no pastor que realmente dá a vida por suas ovelhas. “voltamos para nossas cidades certos que não estamos mais órfãos de um bispo, que por suas atitudes, tem dado demonstrações de que o amor ao próximo é fundamental.
Dom Ronaldo Melo, participou ativamente da ordenação do Reverendo frei José Neilo Machado em 02 de fevereiro de 2020, quando esteve em Pouso Alegre para esta finalidade acompanhado do Reverendo Ismael Hultado. Desde então, ali iniciou-se uma amizade, solida, fraterna. Destituído da Fraternidade por Dom Sebastião Costa de Lima, Palmas/TO, a quem agradece profundamente, pelo respeito e ordenação alcançada. Porém, o jornalista e reverendo Neilo, viu-se inclinado a seguir os passos do anglicanismo independente e foi buscar apoio de Dom Ronaldo, por este ser do Sul de Minas, de uma cidade onde já morou por cinco anos e fez uma legião de amigos. “Ter um bispo por perto, faz toda a diferença para o andamento das ações que pretendemos implantar na cidade. Dom Ronaldo com seu dinamismo, tem se mostrado um exemplo a ser seguido e essa dinâmica queremos por em pratica em Pouso Alegre”, disse o jornalista reverendo.
“Ter Dom Ronaldo como bispo, nos apoiando, nos aconselhando, cuidando de nossa parte espiritual é um privilégio que tem tudo para dar certo e juntos crescermos para edificarmos um trabalho, honrado, voltado aos mais necessitados, de cura e libertação, exemplos que seguiremos doravante, tenho muito que aprender com Dom Ronaldo, e que estes primeiros degraus que ousamos subir, nos leve ao topo de uma nova etapa religiosa que se incia em Pouso Alegre, cidade que nasci e da qual tenho certeza é abençoada por São Bom Jesus. Que este triangulo, frutifique e traga bons frutos a toda comunidade. Com disse Jesus: “Quem não se ajunta, espalha”. completou Neilo Machado.
No vídeo entrevista do Reverendo Neilo Machado ao Bispo Dom Ronaldo pela TVJC, que fala deste momento importante de união entre as três cidades, tendo ao lado Frei Rogério Cruzantonio da Ong Viva Cão que hoje acolhe mais de 200 cães abandonados na cidade de Caldas/MG. Onde também Dom Ronaldo fala de seu carinho e admiração por Pouso Alegre.
Direto da Redação com imagens de Anderson Campos – edição: Vinícius Domingos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.