O prefeito de Pouso Alegre, na última quarta-feira gravou um vídeo onde cita que o município está com dificuldades para abrir leitos por causa da falta de profissionais de saúde.
Em Pouso Alegre vagas foram reabertas diante do novo pico da Covid-19 no município. O processo seletivo de médicos, enfermeiros e técnicos tem sido rigoroso para atender todos os casos. A cidade ainda tem mais alguns leitos para serem reabertos e a prefeitura está preocupada com a demanda.
Em Pouso Alegre, a prefeitura também admite que além da alta da demanda, a exaustão de quem está na linha de frente é outro fator que faz a procura por profissionais crescer. Vagas estão abertas na cidade para pessoas que vão atuar nas unidades básicas de saúde de pronto atendimento.
A grande dificuldade
Que a estrutura da saúde pública no país não é uma das melhores, isso não é novidade para ninguém. Essa fragilidade fica ainda mais visível quando grandes desafios colocam em xeque o aparelhamento de saúde pública.
O desafio atual vem nos mostrando a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) é justamente a pandemia mundial e a disseminação da Covid-19.
Neste momento tão delicado, em que os casos confirmados no país já ultrapassaram mais de um milhão, tendo mais de 50 mil mortes já registradas, um debate tem sido cada vez mais frequente: a necessidade de investimento em profissionais do serviço público de saúde no combate ao coronavírus.
Um dos princípios da saúde no país é a universalidade, ou seja, garantia que todos tenham acesso a um sistema de saúde pública de qualidade. Mas para isso é preciso investimento.
Apesar da Constituição Federal determinar e garantir essa medida, nos últimos anos, o corte de investimentos na saúde vem preocupando especialistas, colocando a falta de recursos como um dos principais obstáculos à saúde atualmente.
Como se o corte aos gastos públicos não fosse o maior problema, outro que veio a tona é a falta de profissionais qualificados nesta área, principalmente em momentos tão delicados como o que estamos vivenciando não apenas em Pouso Alegre, mas em todo o estado e até mesmo no próprio país.
Após a descoberta da disseminação do vírus, ações imediatas tiveram que ser tomadas, principalmente pelos governos estaduais e municipais, resultando na abertura de vagas de trabalho para profissionais qualificados em todo o país. Daí a importância de manter-se qualificado.
Portanto caberá ao cidadão nesta semana, redobrar seus cuidados de higienização e procurar se isolar, isto é, permanecer na residência, evitar contatos com amigos, parentes, visitantes, porque estamos vivendo um momento de pico da doença. O alerta geral é que todo cuidado no momento é pouco diante do avanço da Covid 19.
O Prefeito Rafael Simões tem cumprido rigorosamente o que manda a OMS – Organização Mundial da Saúde colocando a Secretaria Municipal de Saúde do Município em vigilância constante, para que os números de óbitos não aumentem e tenha que tomar providências maiores para conter os desafios que o coronavírus impõe sobre a população. O vídeo é apenas a realidade que a cidade vive no atual momento e o prefeito conta com a compreensão de todos.
Direto da Redação – Vídeo Produzido pela Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.