No programa de hoje, o Bispo Ronaldo Melo, das Igrejas Anglicanas do Sul de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Machado, com sua fé poderosa nos apresenta uma analogia entre a Semana Santa e os dias de hoje.
No Evangelho de hoje temos um novo relato de aparição de Cristo ressuscitado; desta vez a dois discípulos que caminham de Jerusalém para Emaús. Com grande maestria Lucas desenvolve na sua linha narrativa um perfeito estudo psicológico dos protagonistas, que vão passando progressivamente do desencanto messiânico para uma fé entusiasta em Jesus ressuscitado. Que processo tiveram de seguir os desalentados discípulos de Emaús – tal como o cristão de hoje representado neles – para o seu encontro de fé com Cristo ressuscitado?
A primeira via que Jesus nos abre para acederem à fé na Pessoa d’Ele. Dois discípulos não O reconheceram no Caminhante que se lhes junta na jornada e que parece ignorar tudo o que aconteceu naqueles dias em Jerusalém. Estes estão desanimados; na tumba do Crucificado ficaram enterradas as suas esperanças messiânicas, que não são capazes de ressurgir nem com as notícias que começam a correr no seu grupo sobre o sepulcro vazio e inclusivamente a Ressurreição de Jesus, anunciada pelos anjos às mulheres.
Então Jesus disse-lhes: “Insensatos e lentos de coração para crer em tudo o que os profetas anunciaram! Não era necessário que o Messias sofresse tudo isso para entrar na sua glória? E começando por Moisés e seguindo pelos profetas, explicou-lhes o que se referia a ele em toda a Escritura”.
Estavam de portas fechadas por medo, a caminhos de Emaus, o bispo adverte que nossos olhos precisam ser abertos pelo evangelho, diante da pandemia e da disputa política. “Estamos precisando que nossos olhos sejam abertos pelo evangelho”.
“Somos povão, precisamos voltarmos para o ensinamento da igreja”, e refere-se a Jesus Cristo, todas as igrejas para o bispo Ronaldo são maravilhosas. Em tempos de pandemia, voltemos para Jesus, vinde a mim todos vos e eu vos protegerei.
A situação do povo hoje é a mesma que os apóstolos viveram na Semana Santa, após a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. O medo e as incertezas de dias melhores. “Nós da igreja de Poços de Caldas e Machado nos unimos com a Associação Nova Aliança onde são arrecadados toneladas de alimento para os mais necessitados.
Neste tempos de pandemia, de “Portas fechadas e falta de esperança” vivemos tempos Apocalípticos. A reflexão desta semana tem tudo a ver com a semana que estamos vivendo nestes dias, confira assistindo o vídeo Palavra de Fé com Dom Ronado Melo.
Direto da Redação para Palavra de Fé
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.