Uma imagem ganhou as redes sociais no fim do ano de 2016 após o professor de psicologia japonês Akiyoshi Kitaoka publicá-la no Facebook, cinco anos depois a ilusão de ótica continua surtindo efeito e sendo viralizadas constantemente. Trata-se de uma ilusão de ótica criada pelo cientista francês Jacques Ninio, que mostra um quadro branco com linhas cinzas e pontos pretos em algumas interseções. Mas, afinal, quantos pontos pretos você consegue ver ao mesmo tempo?
Essa é a grande questão da imagem. Embora haja 12 pontos pretos colocados no quadro, o cérebro da maioria das pessoas não deixa que vejam todos eles ao mesmo tempo. É incrível e por causa disso continua chamando a atenção dos internautas.
De acordo com a BBC, o próprio criador da imagem explicou, em um artigo, por que isso ocorre: “Quando os discos brancos em uma grade cintilante são diminuídos e destacados em preto, eles tendem a desaparecer. A pessoa só consegue ver alguns deles ao mesmo tempo, em grupos que se movem erraticamente na página.
Nas partes onde não se vê os pontos, as linhas cinza parecem ser contínuas, gerando cruzamentos cinzas que não estão realmente presentes. Alguns brilhos negros podem ser vistos nos cruzamentos onde não é possível ver os discos. A ilusão também funciona com o contraste inverso (de cores)”.
No Twitter, teve quem lembrasse da ilusão de ótica do vestido, que fez sucesso também no passado, na qual algumas pessoas viam a cor azul e outros o dourado.
Mas apesar de toda a repercussão que a imagem continua oferecendo, também tem gente que não teve dificuldades para enxergar os 12 pontos e reclamou nas redes, que isso é possível de alguma maneira e que depende da observação realizada: O tempo passou e cinco anos depois a pergunta continua sendo a mesma: E você, consegue ver os 12 pontos pretos ao mesmo tempo?
Direto da Redação/Imagem Internet
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.