Pouso Alegre está mais triste, faleceu vítima da Covid 19 O músico Rafael Toledo, nesta sexta-feira 02 de julho. O músico, que era violonista, compositor, produtor e professor, estava internado no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Amigos e colegas da arte lamentaram a morte de Rafael Toledo.
Considerado um dos mais talentosos e querido pelos demais artistas de Pouso Alegre Rafael Toledo perdeu a batalha para a pandemia da qual estava internado há mais de um mês.
Rafael José Toledo era professor de música no Conservatório JKO. Tinha 50 anos, completado no último dia 20 de junho. Deixa esposa, três filhos e netos. Na arte Rafael era cantor, compositor, instrumentista, arranjador e produtor musical.
Iniciou-se na música bem jovem ainda, tocando em festivais com grupos e artistas do Sul de Minas. Em 1989 entrou para o Grupo Telhado de Itajubá-MG, que chegou a se apresentar ao lado de Lô Borges e Toninho Horta. No início dos anos 90 acompanhou a cantora Ceumar e Tata Figueiredo e, fez parte da banda da cantora Márcia Salomon, lançada por Roberto Menescal.
Em 1993 mudou-se então para Pouso Alegre, iniciando carreira solo em 1994, com a gravação em 1997 de CD Single. Em 1999 compôs e produziu o CD “Gente Pequena Também se Expressa”, projeto pioneiro no Brasil de gravação de poemas coletivos de alunos com idade de 3 a 12 anos do Colégio João Paulo II de Pouso Alegre.
Em 2000 conquistou o Prêmio de Melhor Arranjo no Fest-Belô com a música “Boca de Forno” de Wolf Borges, também incluída no Projeto Itaú Cultural. Em 2001 lançou seu primeiro CD solo, “Climas”, apresentando composições próprias com forte acento pop, contando com a participação do amigo Wilson Sideral.
Em 2002 foi indicado para o 5o Prêmio VISA MPB Vocal entre os 24 melhores intérpretes do Brasil quando lançou seu segundo CD. Em 2016 montou com Omar Fontes Jr. Paulo Tutuca, Bruna Moraes e Peter Mesquita o grupo Melissa. Na sequencia formou o grupo “Os Jacarandás”. Atualmente vinha compondo e arranjando duas novas trilhas para animações do cineasta Renato Lepsch quando ficou doente e teve que ser internado.
O ADEUS DOS AMIGOS
A superintendente de Cultura de Pouso Alegre, Regina Franco, lamenta a morte do músico. Rafael Toledo foi professor no Conservatório Estadual de Música e na rede municipal. Regina destaca que ele era um entusiasta e um músico muito talentoso. “Era uma pessoa muito querida; um músico muito talentoso e que se identificava com as pessoas. Sempre procurando contribuir com o cenário artístico em Pouso Alegre”.
Marcelo Demori em sua nota no facebook assim disse: A música e as noites de Pouso Alegre perdem um dos maiores. Vá em paz meu amigo de longa data Rafael Toledo. Hoje o show vai ser difícil de fazer , mas minhas orações estão com você. Nossos sentimentos a família.
Maurício Brandão também lamentou: “Estou profundamente entristecido com a perda do meu querido amigo Rafael Toledo. Gostaria de ter palavras para homenagear sua amizade, seu talento, sua generosidade, mas estou embargado. Só me resta chorar sua ausência. Mas com certeza absoluta, onde vc estiver terá um lugar especial e abençoado pra vc. Só espalhou alegria, amizade, companheirismo e muita,…muita música boa. Que Deus te receba de braços abertos assim como vc recebia todos nós. Te amo meu querido amigo e irmão”.
O ex vereador André Prado: Despedir de amigos e familiares é extremamente duro. Mas torna-se insuportável quando sabemos que poderia-se evitar com uma ou duas doses de vacina. Não sei quantos mais irão, queria que nem um. Que toda a alegria que você espalhou por aqui lhe seja devolvida nesse céu em que agora vai cantar. Voa Rafael, obrigado pela música, pelos raros encontros, pela conversa fiada na esquina. Que sua linda família receba todo amor e carinho que merecem.
Paulo Afonso Tchê: “Que tristeza, que o DIVINO te receba amigo Rafael Toledo. Conforto ao coração dos que ficam. Ao amigo com carinho, Luz na nova dimensão. Brilhante a sua passagem aqui!”
O cantor e compositor Elder Costa usou as redes sociais para lamentar a morte de Rafael Toledo. “Partiu meu grande amigo Rafael Toledo. Muito grato por tudo meu irmão! Você foi um ser humano maravilhoso! Um amigo muito especial. Um músico talentosíssimo! Quando encontrávamos pra tocar, não precisávamos de ensaios, saíamos tocando e tudo soava lindo! Eu amava tocar com você meu brother. Tão prestativo! Tão amoroso! Você chegava e resolvia tudo! Era um pai, marido, filho e avô exemplar. Você foi um lindão e eu vou sentir muitas saudades de você seu danado. Que Deus te receba com todo amor do mundo. Juntos no coração pra sempre meu querido e amado amigo”.
O músico Aldo Custo assim se expressou: “Vai com Deus meu irmão e amigo de sonhos e sons! Meus sentimentos a seus pais, irmãos ,filhos ,sua esposa e sua netinha querida, que tanto o amou aqui, sei que continuará amando do outro lado da vida! A dor e a perda são imensuráveis pra mim, pra música e pra todos os que amam vc Rafa!”
E outras infinitas pessoas que admiravam o trabalho de Rafael Toledo lamentaram nas redes sociais perda de tão ilustre pessoa. Nós do Jornal da Cidade, assim como todo o município, sentimos profundamente a partida de, não apenas do músico e professor, mas do amigo que ele representava, suas obras e canções ainda repercutem em nós, Não é um adeus, é apenas um até breve. Que Deus te abençoe e te acolha entre as pessoas de bem. Agora o Céu está mais florido.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.