Um dia repleto de emoções para os católicos anglicanos da Igreja Anglicana de São Jorge que se uniram e foram até a Catedral Anglicana de São Paulo/SP, na terça-feira, 12 de outubro, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. O município de Pouso Alegre ganha um bispo anglicano: Dom Dionísio Ailton Pereira. Natural de Cachoeira de Minas/MG, filho de José Benedito Pereira e Maria Lina de Jesus (ambos falecidos), nascido aos doze de março de 1969, casado com Rita Costa e pai de André, é pároco da Paróquia de São Jorge em Pouso Alegre, no Bairro Foch.
Antes do início da cerimônia, o então Reverendo Dionísio e vereador reeleito deu detalhes de como se preparou para aquele momento: “Através da oração pessoal e da preparação interior, acompanhado pelo bispo Dom Roger Douglas Bird e com o apoio do clero anglicano, amadureci na fé e nas orações o convite feito em agosto de 2017, aceitando essa tarefa como uma missão de servir”.
Ele também deixou uma mensagem para as pessoas que o acolheram em São Paulo na Catedral Anglicana e a suas ovelhas fiéis que frequentam sua paróquia na cidade: “ Deus tem feito maravilhas na minha vida. Me coloco à disposição dessas pessoas e prometo não decepcioná-las, para trabalharmos juntos. Estou pronto para servir. [quero] Dizer para todos que podem contar comigo, e naquilo que eu puder ajudá-las contribuirei naquilo que for possível, podem contar com minha colaboração, com meu auxílio e abençoo a todas elas”.
A Solene Celebração teve como ordenante principal o bispo anglicano de São Paulo, Dom Roger Douglas Bird, que descreve a emoção de presidir essa cerimônia: “É sempre um momento importante, a ordenação de um bispo. É um momento forte de atuação da Igreja. São eles os sucessores dos apóstolos, e a eles é confiada uma porção do povo de Deus”, completou.
Foram co-ordenantes Dom Bernardo da Ressurreição, bispo primaz da Igreja Celta do Brasil – Feira de Santana/BA – e Dom Rafael de Emaús, Bispo de Chapecó/SC. Além disso, a celebração contou com a presença de inúmeros outros reverendos (entre eles, Reverendo Neilo Machado e Antônio Vasconcelos, o frade, Frei Simeão Pereira Lima, todos os três de Pouso Alegre/MG) padres, diáconos, seminaristas, religiosos, autoridades e amigos que foram prestigiar a sagração.
Dom Bernardo ressalta o legado que, o agora Dom Dionísio, deixa para Pouso Alegre depois da notável experiência como padre que esteve por alguns anos na Igreja Romana onde prestou relevantes serviços. “Ele foi um exemplo de uma pessoa de comunhão, de simplicidade, de entrega, de amor a Igreja, a Cristo e ao povo de Deus, principalmente com os mais pobres”. O bispo Dom Rafael também se diz muito feliz com a nomeação de Dom Dionísio: “Isso vem incentivar ainda mais nossa caminhada. Deus está olhando para nós e tenho certeza que estará caminhando com ele”. O Reverendo Aldo Quintão, deão da Catedral Anglicana, acolheu a todos no início da celebração.
A Santa Missa seguiu o rito até o Evangelho, quando começou o rito de Ordenação. Em seguida, com a invocação ao Espírito Santo, o Eleito foi apresentado aos ordenantes, e foi lida a ata de sua nomeação. Em sua fala aos fiéis, Dom Dionísio reflete principalmente sobre a missão de ser Bispo na Igreja Anglicana: “[O episcopado] é serviço de amor, traz alegrias, acredito que fazendo por Ele (Cristo) Ele carrega a cruz conosco”.
Logo em seguida, o Rito de Ordenação teve continuidade, com o “propósito do eleito”, que consistiu num interrogatório feito pelo ordenante; um dos momentos mais emocionantes da sagração episcopal foi o Veni Creator, cantado em inglês. De joelhos, todos pediram a intercessão dos Santos pelo novo bispo; depois, os bispos impuseram suas mãos sobre ele e dois diáconos sustentaram o livro dos Evangelhos sobre sua cabeça. Por fim, após a unção com o óleo do crisma, ele recebeu as insígnias episcopais (a Bíblia, a cruz, a chamarra, a estola, o anel, a capa, o solideo, a mitra, o báculo e o brasão) e foi saudado pelos bispos e por toda a Igreja. Outro momento emocionante da Sagração Episcopal foi a primeira benção ao povo, do novo bispo. Ele percorreu toda a Igreja, emocionando a todos; em seguida, Dom Dionísio proferiu seu primeiro discurso como bispo exaltando a sua infância na zona rural de sua cidade natal e fez vários agradecimentos a todos os presentes e a Dom Roger Bird.
O vereador de Pouso Alegre é o primeiro da cidade a se tornar Bispo pela Catedral Anglicana de São Paulo.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.