O projeto de extensão da Univás chamado “Promoção da Saúde de Famílias e Comunidade: Ações Interdisciplinares” realizou no dia 01 de Outubro atividades de saúde para famílias integrantes de uma comunidade cigana em Pouso Alegre. O trabalho foi realizado em parceria com os profissionais que compõem a Equipe do Consultório na Rua do Município de Pouso Alegre, composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem, agente social e contou com a colaboração de voluntários.
A coordenadora do projeto e professora do curso de Enfermagem da Univás, Rita De Cássia Pereira, conta que foram feitos atendimentos médicos, testes glicêmicos, aferição de pressão, orientações sobre alimentação saudável, avaliação de cartão de vacina, avaliação da coordenação motora e desenvolvimento psicomotor infantil, controle de doenças crônicas, rodas de conversas para escuta das demandas e posterior intervenção psicológica.
Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia atuaram com respeito, a diversidade cultural e o modo de vida dessa população, que apresenta saberes próprios, como a organização de sua comunidade. “A atividade começou com a identificação da liderança cigana junto ao grupo.
O diálogo primeiro com este(a) representante foi de suma importância para dar ciência sobre as ações de saúde que se pretendia realizar. O trabalho na comunidade considerou as especificidades do grupo e foram direcionadas as demandas das famílias. O objetivo do projeto é promover ações que contribuam para os cuidados à saúde e melhora na qualidade de vida do povo cigano do Município de Pouso Alegre”, explica a coordenadora do projeto.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.