O sinal da TV Câmara de Pouso Alegre (canal aberto digital 18.2) poderá ser expandindo, alcançando os bairros localizados na zona rural do município.
A autorização foi dada pela Anatel e com a mudança os munícipes da zona rural também terão acesso a programação da TV Câmara Federal (18.1), TV Assembleia (18.3) e TV Senado (18.4).
A alteração também contemplará algumas áreas de sombra ocorridas com o passar dos anos.
Outra boa notícia, é que Pouso Alegre volta a ter representatividade efetiva junto às emissoras de todo o Brasil.
A Associação Brasileira de Rádios e TVs Legislativas – Astral é formada por um grupo composto de representantes da Câmara Federal, Senado, Câmara Distrital, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais de todo o Brasil que possuem veículos de comunicação, rádio e tv, em suas instituições legislativas.
São veículos que formam a Rede Legislativa de TV e rádio Digital, a primeira rede de televisão a se formar no Brasil com o recurso da multiprogramação, que possibilita o uso de um mesmo transmissor para quatro emissoras independentes.
A multiprogramação permite que o canal consignado ao Poder Legislativo federal transmita ao mesmo tempo, 24 horas por dia, as programações da TV Câmara federal, da TV Senado, da TV Assembleia estadual e da TV Câmara municipal. Já na Rádio, o sinal é compartilhado entre municípios e Câmara Federal.
Em TV, a Rede Legislativa está no ar em 61 cidades, com outras mais de 118 aguardando liberação da Anatel para entrar no ar. Em rádio, a Rede Legislativa de Rádio está no ar em 15 cidades, com outras mais de 157 aguardando liberação da Anatel para entrar no ar.
Além disso, toda programação gerada pelas TVs e rádios legislativas é disponibilizada pela Internet, em canal próprio de cada Casa de Leis.
A Astral tem por objetivos o intercâmbio técnico e a troca de experiências; o estímulo à criação e funcionamento das rádios e televisões legislativas; e a promoção do debate sobre o papel desses veículos de comunicação como instrumento de transparência das ações do Poder Legislativo, de aprimoramento do sistema democrático e do exercício da cidadania.
A Diretora de Comunicação da Câmara de Pouso Alegre, Karine Pagliarini, já ocupou uma cadeira na Astral no ano de 2012, quando esteve no cargo de conselheira, quando a emissora ainda era operada por meio da TV à Cabo. Agora, ela foi convidada pelo grupo de gestores para ocupar o cargo de Secretária Geral.
Para Karine, “a pandemia provou a essencialidade das emissoras legislativas. Em todo o Brasil, nós modificamos as nossas grades de programação, colocando nossos horários à disposição das Redes de Educação com o objetivo de suprir a pobreza digital e a desigualdade social”.
Com a posse de Pouso Alegre na direção da Astral, o Município retoma sua posição de destaque entre as emissoras públicas nacionais.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.