No Evangelho de Hoje a intenção do texto apocalíptico de Marcos não é apavorar ninguém, nem falar sobre o futuro ou o fim do mundo. Esse tipo de literatura tem a função de animar as dificuldades que enfrentamos no dia a dia. Cristo veio e vem continuamente e espera de nós frutos de justiça e solidariedade. É um alerta para estarmos sempre sintonizados com os acontecimentos, pois tudo atenta aos sinais dos tempos. Jesus não alimenta a preocupação sobre o dia do fim. O importante é sempre estarmos preparados.
A primeira leitura o texto afirma a esperança numa vida para além da morte. Todos ressuscitarão, diz o autor, uns para a felicidade, outros para a infelicidade. Os sábios, os que dão um sentido nobre a vida, brilharão como o firmamento: os que ensinam o caminho da virtude fundamentado na Palavra de Deus brilharão como as estrelas.
Na segunda leitura, a carta dirigida aos hebreus, os sacerdotes estão a serviço do culto e oferecem sacrifícios em reparação dos pecados. Por sua vez, Cristo, sacerdote, ofereceu-se a si mesmo como sacrifício único e perfeito. Após a Páscoa, sentou-se a direita de Deus, garantido a salvação definitiva para todos.
Catástrofes e Pandemias acontecem com alguma frequência, mas não são o fim do mundo nem castigo de Deus para com a humanidade; podem sim, ser um alerta sobre danos causados pela ação humana sobre a natureza, nossa casa comum.
Os frutos de vida aparecem quando o poder se exerce como serviço, sobretudo em favor dos mais pobres. È assim que vem, afinal, o mundo novo do Reinado de Deus.
Direto da Santa Missa em Seu Lar
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.