A manhã de domingo, 21 de novembro de 2021 foi simbólica e histórica para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que marca uma nova fase ao comemorar seu primeiro centenário. A instalação do busto em homenagem ao co-fundador do Hospital Samuel Libânio, Dr. Custódio Ribeiro de Miranda, na rotatória entre a Avenida Prefeito Sapucaí e a Dr. Alfredo Custódio de Paula, que dá acesso ao Hospital Samuel Libânio, fizeram memória ao personagem ilustre, que durante 43 anos foi o diretor e co-fundador do HCSL.
O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões; o vice-prefeito Cel. José Dimas da Fonseca; o deputado estadual Dr. Paulo Valdir Ferreira; o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), professor Phytagoras de Alencar Olivoti; o vice-presidente da FUVS e filho do Dr. Custódio Ribeiro de Miranda, professor Elísio Meirelles de Miranda; o membro nato da FUVS e também filho do Dr. Custódio, professor Gabriel Meirelles de Miranda, além de diversas autoridades civis e acadêmicas. Os familiares do Dr. Custódio Miranda também marcaram presença no evento.
O busto em homenagem ao co-fundador do Hospital Samuel Libânio foi instalado na direção da sede do Hospital. “Essa é a homenagem que a Prefeitura de Pouso Alegre faz para esse ilustre pouso-alegrense de coração, que adotou nossa terra e fez grandes obras para o povo. Dr. Custódio é um exemplo de ser humano, que sempre se preocupou com os mais pobres e atuou mais de 40 anos na direção do Hospital Samuel Libânio”, disse o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões.
O presidente da FUVS também fez questão de enaltecer o legado deixado por Dr. Custódio Ribeiro. “Dr. Custódio deixou como legado o Hospital Regional, que ao longo das décadas foi crescendo e tendo contribuição de cada pessoa que por aqui passou. Hoje, seu filho, Dr. Elísio, meu vice-presidente, da qual tenho muito orgulho de ser seu amigo, segue os passos brilhantes deixado pelo pai”, disse Phytagoras Olivoti.
O deputado estadual Dr. Paulo também fez questão de lembrar da contribuição que o Dr. Custódio deu a nossa cidade e região. “A visão de empreendedor de Dr. Custódio era grande. Ao implantar o Hospital Regional e no futuro assumir a Prefeitura de Pouso Alegre, demonstra sua capacidade de gestor e administrador. Pouso Alegre agradece ao Dr. Custódio, em nome de seus familiares, todos os benefícios que trouxe e que hoje nós todos colhemos”, disse Dr. Paulo.
Ao fim da solenidade, professor Elísio Meirelles, agradeceu, emocionado, a homenagem recebida pela família e a alegria de após 100 anos da fundação do Hospital Samuel Libânio, ter a oportunidade a acompanhar o surgimento do novo Hospital Oncológico. “É muito gratificante ver que um sonho idealizado há 100 anos, hoje, graças ao prefeito Rafael Simões, é ampliado, com a construção do novo Hospital Oncológico. Tenho certeza que meu pai está muito orgulhoso e feliz”, finalizou.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.