Na quinta-feira, 25 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre por meio do Centro de Diabetes, realizou a 26ª Campanha de Detecção de Diabetes.
A ação promovida na Praça Senador José Bento busca identificar pessoas que não sabem der diabéticas para posterior orientação para o tratamento.
“Estamos fazendo orientação sobre os sintomas da doença, os riscos e o perigo que a doença, se não tratada, pode trazer”, diz a enfermeira Ana Estela Silva.
Para o médico Renato de Rezende Gama Veiga, que acompanha a campanha, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações em decorrência do diabetes:
“O diabetes é uma doença muito assintomática. Geralmente quando diagnostica já está com complicações, como risco de sofrer infarto, AVC, perder um rim, feridas na perna. E fazer o exame anual pra rastreio evita que chegue nessas complicações. Quando surgem os sintomas é porque o diabetes já está muito alto”, afirma o médico.
Após o diagnóstico da doença, existe a necessidade de fazer o acompanhamento, que é realizado na unidade médica do bairro do paciente.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.