Em outubro deste ano, a Prefeitura Municipal lançou o projeto “Vem pra Pouso Alegre”, com o objetivo de divulgar os atrativos culturais, religiosos, naturais e comerciais do município. O Museu Histórico Tuany Toledo, mantido pela Câmara Municipal, faz parte do projeto como atrativo cultural.
“Os museus são locais muito procurados pelos turistas, por isso fazer parte desse projeto é muito importante, pois quem é da cidade ou de fora tem a oportunidade de ter o museu como atração turística e cultural”, ressalta Mayke Riceli, diretor do Museu Histórico.
Mayke destaca que o museu é apontado, por um site de informações turísticas, como um dos pontos mais visitados de Pouso Alegre.
“Já recebemos turistas de várias regiões do Brasil e até mesmo do exterior. O museu aparece no site Tripadivisor como a segunda atração turística de Pouso Alegre, ficando atrás apenas da Catedral Metropolitana”, destacou o diretor.
O Museu Histórico Tuany Toledo foi fundado em 1984 por Alexandre de Araújo, servidor da Câmara Municipal. Com trabalho e dedicação, Alexandre criou uma galeria para exposição de fotos, documentos e antiguidades de Pouso Alegre, que funcionava no antigo prédio da Câmara, na Rua Adalberto Ferraz, no centro.
Em 1985, a galeria foi denominada de Tuany Toledo, ex-prefeito de Pouso Alegre que se preocupava com a preservação da história da cidade. A galeria passou a museu no ano de 1990, por meio da Resolução nº 368. Desde 2009, o Museu Histórico Tuany Toledo funciona no prédio da Câmara Municipal, localizado na Avenida São Francisco, 320, no bairro Primavera. Foi supervisionado por seu idealizador, Alexandre de Araújo, até o seu falecimento em 2014.
O museu tem atualmente um acervo de 6.500 itens, entre objetos, fotos e documentos antigos, divido em núcleos temáticos. Até o início de dezembro, 1.600 pessoas visitaram o museu, que ainda recebeu 18 visitas guiadas com grupos de alunos.
O Museu Histórico Tuany Toledo funciona de segunda a quinta-feira, das 12h às 18h. O horário, na sexta-feira, é das 08h às 14h. Em janeiro de 2022, o museu abrirá também aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
Para mais informações e marcar visitas guiadas, os interessados podem ligar no telefone (35) 3429-6511 ou fazer contato pelo WhatsApp (35) 99850-4545.
Ascom/CMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.