Pelo menos algumas cidades brasileiras podem sofrer uma reviravolta em sua administração pública a partir deste ano. Isso porque os respectivos prefeitos estão de olho nas eleições de 2022 e, para concorrer a algum cargo, precisam renunciar ao atual posto já em abril, como será o caso do prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões.
Apesar de ter como certo sobre uma eventual candidatura a deputado federal, o prefeito Rafael Simões, de Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais é o nome mais citado em pesquisas organizadas pelo muito que realizou em prol do município, transformando Pouso Alegre na Locomotiva do futuro .
Tanto que na última sondagem realizada este ano, ele apareceu em primeiro lugar com mais de 72% das intenções de voto do eleitorado, entre outros nomes que poderão vir a concorrer as eleições.
Enquanto outros candidatos fazem mistério sobre seu futuro político, o de Pouso Alegre, Rafael Simões, confirmou na segunda-feira, 21 de fevereiro, que renunciará sim, ao cargo de prefeito no final de março. O anúncio foi feito durante o podcast Dediprosa. Como justificativa disse que pretende de fato disputar as eleições para deputado federal, e a legislação eleitoral exige que prefeitos se descompatibilizem do cargo até o dia 2 de abril do corrente ano.
O prefeito de Pouso Alegre reeleito em 2019 com mais de 70% dos votos válidos, também é cotado como um forte candidato à disputar as eleições estaduais. Ainda de acordo com o levantamento, Pouso Alegre pelo seu avanço nos últimos anos, necessita ter em Brasília um deputado com sua envergadura, para que o progresso da cidade continue sendo uma constante.
Nas demais cidades da Região Sul Mineira, há a possibilidade de o atuais deputados disputarem a reeleição. Mas Pouso Alegre saberá retribuir o prefeito que transformou Pouso Alegre num verdadeiro canteiro de obras, Em uma cidade onde dá gosto de morar e viver.
Além do nome considerado pela consultoria, outros prefeitos do Estado de Minas Gerais podem engrossar a lista dos que podem abandonar o cargo para disputar o governo estadual. Aos poucos os nomes irão surgindo no panorama político, já que deverão renunciar seus cargos. Em Pouso Alegre, o Cel Dimas Fonseca atual vice-prefeito de Simões, assumirá a prefeitura de Pouso Alegre até dezembro de 2024.
O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (União Brasil), durante seu pronunciamento na Dediprosa disse: “Eu tracei um caminhar para mim. Acho que já dei minha contribuição ao povo de Pouso Alegre. Via com muita tristeza a situação que a cidade de Pouso Alegre se encontrava. Foi até por isso que me lancei candidato em 2016. Eu achava que dava pra fazer diferente. E eu fiz tudo que era possível. Só não fiz mais porque não era possível” .
Nas, os brasileiros votaremos para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital em 2 de outubro, um domingo. Onde for preciso, o segundo turno para presidente e governador será em 30 de outubro de 2022.
No começo de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral abriu o calendário eleitoral , ao apresentar o procedimento, que faz parte de medidas de segurança das eleições , acontece tradicionalmente seis meses antes do dia da votação , mas, neste ano, o TSE decidiu antecipar para um ano antes.
Como parte das regras das eleições 2022 já estão definidas, com base na legislação em vigor, as datas definidas para cada passo até a votação. O calendário eleitoral completo será definido pelo TSE por meio de resoluções, até dezembro. Este texto será atualizado assim que elas forem divulgadas.
Abril de 2022 é Limite para que políticos que queiram concorrer renunciem a seus mandatos. O que precisa ficar bem claro, que a decisão de Rafael Simões é totalmente voltada aos interesses de toda uma Região principalmente Pouso Alegre. Hoje a cidade conta com o Deputado Estadual Dr. Paulo Valdir, que foi também seu vice-prefeito e tem realizado grandes investimentos por toda parte, sem deixar de lado os interesses da cidade.
Simões um apaixonado por Pouso Alegre, mostrou com garra e uma administração corajosa, que era possível dar ao município dignidade, para que todos os cidadãos pudessem ter uma vida mais feliz e uma cidade mais bonita, onde não faltou trabalho, saúde e uma equipe nota dez para que essa transformação acontecesse. Agora é hora de reconhecimento em prol do município, para isso essa tomada de decisão foi feita com calma, com prudência, com coragem em benefício da própria população.
Eleito pela primeira vez em 2016, Rafael Simões marcou a sua administração com ações de austeridade, preocupado com a qualidade de vida da população. Em seu primeiro governo impôs um cronograma de obras que resultou numa grande transformação a cidade cujo progresso voltou a ser constante. Sua administração foi considerada uma das mais avançadas e com melhores resultados em Minas Gerais, o que lhe valeu uma reeleição em 2020 com a maior votação já registrada em Pouso Alegre.
Direto da Redação – Foto: podcast Dediprosa
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.