Para fazer parte da equipe de Enfermagem do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) é necessário ter um ótimo entrosamento. São ao todo 755 funcionários atuando diariamente em todos os setores do hospital. “Na área da enfermagem é determinante servir o outro, cuidar do outro. Por esse motivo, a nossa equipe trabalha baseada em três lemas empatia, compaixão e companheirismo”, conta a responsável técnica da equipe de Enfermagem, Jussara Meire Rodrigues, que é egressa do curso de Enfermagem da Univás.
A equipe de Enfermagem do HCSL conta também com coordenadores de áreas de Internação, UTI Infantil E Pediátrica, UTI’s adultos, Hemodiálise (com especialidade técnica específica), Pronto Socorro e Centro Cirúrgico. “O HCSL possui uma equipe extremamente bem estruturada, com enfermeiros com conhecimentos ímpares não encontrados com facilidade mesmo nos grandes centros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem com conhecimentos surpreendentes. Resumindo, minha maior motivação profissional é saber que sou responsável por uma equipe com grande potencial e competência nesse hospital que representa tanto para Pouso Alegre e região”, afirma Jussara.
Todos os dias, Jussara se reúne com as lideranças buscando melhorar cada vez o atendimento no HCSL. “Prezamos por uma comunicação direta e diária com toda equipe multiprofissional para que o trabalho seja feito de forma completa com o paciente. O médico cuida da doença, o enfermeiro cuida da pessoa e o psicólogo cuida da alma”, explica Jussara. A profissional de saúde lembra que a área de saúde se desenvolve constantemente e, por isso, a equipe de Enfermagem tem que estar muita atenta e treinada para as novas abordagens e procedimentos, principalmente, com adesão de novas tecnologias feitas frequentemente pelo HCSL.
Para ela, se o Hospital fosse um corpo com certeza a Enfermagem seria o coração. “A Enfermagem é dotada tanto de força técnica, trabalho técnico, quanto de compreensão. São os enfermeiros que ficam 24 horas ao lado do paciente vivenciando todos os medos, angústias e anseios que são reportados a todo o momento”, explica.
Maior desafio
O maior desafio da equipe de Enfermagem nos últimos anos foi o enfrentamento da pandemia do coronavírus. “No início ficamos muito assustados e inseguros por desconhecer a doença. Quando saímos desse nosso cotidiano normal, nos unimos ainda mais e nos reinventamos para enfrentar a pandemia. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem tiveram que se readaptar para o atendimento em vários setores diferentes do Hospital.
Por exemplo, enfermeiros que atuavam apenas nos berçários deram um show de atendimento nos setores com pacientes adultos. Outros que trabalhavam em setores externos enfrentaram com sucesso o atendimento em UTI’s. Por tudo isso, a pandemia foi o maior desafio de gestão mas também o melhor momento para conhecer a força da Enfermagem do Hospital Samuel Libânio”, conta Jussara.
A enfermeira ressalta o trabalho e atuação da presidência da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) que foram fundamentais para estruturar a equipe de Enfermagem e, consequentemente, salvar muitas vidas durante a pandemia. Um fato muito interessante e marcante é que, durante a pandemia, o HCSL não perdeu nenhum profissional da equipe de Enfermagem, mostrando que todos levaram muito à risca todas as recomendações de segurança e enfrentamento da Covid-19.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.