O programa Delanne Lavarinne discute esta semana, a partir do kardecismo como concebe as implicações morais e espirituais do aborto. A interrupção voluntária da gravidez mobiliza problemas sobre as noções de indivíduo, livre-arbítrio e os desígnios de agentes espirituais, comprometendo uma discussão centrada na noção de escolha individual.
O kardecismo postula um encadeamento relacional de espíritos entre encarnações, que vai além da afinidade pessoal ou biológica, remetendo a dívidas cármicas que culminam no nascimento. O aborto coloca um problema para a evolução espiritual, quebrando o que os kardecistas consideram uma das leis maiores do Universo. Buscando explorar tais implicações, relacionando-as aos discursos de entidades que viveram tais situações tensionando a ambígua articulação espírita entre livre-arbítrio, ciência e moral.
A Doutrina Espírita segundo Delanne Lavarini ensina sobre a prática do aborto, dizer que ele é contra, com base na sua filosofia de caráter espiritualista e re-encarnacionista. Esses fundamentos encontramos no capitulo XI de A Gênese, obra publicada por Allan Kardec, ao descrever o processo da encarnação do espírito, dando ideia clara e precisa de que a vida começa desde a concepção.
Algumas horas após a fecundação, isto é, entre 4 a 6 horas o espírito se liga pelos laços perispirituais ao corpo que vai se formar. Portanto, interromper a vida do futuro bebê é crime, pois impede o espírito reencarnante de voltar à Terra para progredir.
A lógica da interrupção da gravidez está no fato de a mãe continuar viva e poder engravidar de novo. E como nós, Espíritas, somos re-encarnacionistas, ela poderá ser mãe novamente do espírito que não reencarnou.
Agora, os abortistas, com o argumento de que são feitos um milhão de abortos clandestinos no Brasil, pleiteam a “legalização do aborto”. Porém, o suposto elevado número de abortos clandestinos realizados no país, não é, e nunca será, argumento capaz de justificar a “legitimidade” para se matar seres indefesos, ou de apenas um, sob o manto da Lei.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.