Com a inovação de final em partida única no Campeonato Mineiro e as disputas para se conhecer o campeão do interior e também do Troféu Inconfidência que dá vaga para a Copa do Brasil em 2023.
Após 11 rodadas, o Campeonato Mineiro do Modulo I, teve como semifinalistas dois clubes da capital e dois do interior, Galo em primeiro e Cruzeiro em terceiro lugar e Atlhetic a sensação do campeonato em segundo lugar e a Caldense de Poços de Caldas fechando o G4 na quarta posição.
Com isso as semifinais mantidas em dois jogos ficaram definidas entre Atlético x Caldense e Atlhetic x Cruzeiro, com as equipes do interior não podendo jogar em casa um dos jogos, o certo seria Caldense e Atlético jogarem a primeira partida em Poços de Caldas e a segunda em Belo Horizonte e o Atlhetic ir a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro e decidir em casa a vaga para a final.
Mesmo Atlético e Cruzeiro na primeira fase jogando no interior com transmissão de TV e tudo, na reta final a FMF e a TV coloca empecilhos para que as equipes da capital joguem no interior pelas semifinais e assim leva para a capital os dois jogos frustrando os times e as torcidas do interior.
As desculpas vem do pedido da Televisão detentora dos direitos de transmissão dos jogos; também por falta de condições dos estádios do interior de receber o VAR, no caso do Atlhetic, a patrocinadora do estádio Joaquim Portugal em São João Del Rey prevendo que o time chegaria as semifinais realizou reformas no estádio para poder receber o jogo de volta em casa e com uma sala reservada e construída para receber o VAR mas caiu pela falta de iluminação no estádio e as reformas foram em vão e o time teve que jogar as duas partidas em Belo Horizonte, o mesmo acontecendo com a Caldense.
Na final Atlético e Cruzeiro e pela inovação da Federação final em partida única a ser realizada no Estádio Mineirão com a presença das duas torcidas. O Campeonato Mineiro terminou com o Galo campeão 3 a 1 em cima do Cruzeiro.
Restou a Atlhetic e Caldense decidirem quem seria o campeão do interior e ai sim em dois jogos sendo o segundo em São João Del Rey pela melhor campanha do Atlhetic.
No jogo de ida em Poços de Caldas empate 1 a 1, na partida de volta outro empate desta vez 0 x 0 e a decisão foi para os pênaltis, a Caldense oito vezes campeã do interior teve a chance de chegar ao nono título, mas perdeu a última cobrança e nas alternadas o Atlhetic marcou e a Caldense perdeu outra cobrança, final Atlhetic campeão do interior 5 x 4 Caldense.
Mais uma final movimentou o final de semana do futebol mineiro, Democrata de Governador Valadares enfrentou o Tombense pela final do Troféu Inconfidência e o Democrata que voltou este ano para elite do futebol mineiro conquistou o troféu ao vencer a partida por 1 a 0 e estará ano que vem representando Minas Gerais na Copa do Brasil.
A temporada 2022 do futebol mineiro acaba com três campeões Atlético Mineiro, Atlhetic e Democrata e com Uberlândia e URT rebaixados para o Modulo II.
A temporada 2023 será aberta por Atlhetic x Democrata que disputarão a Recopa e segundo informações em jogo válido pela primeira rodada do Mineiro 2023 como foi este ano entre Tombense e PAFC, o ganhador nos 90 minutos ganha os 3 pontos pela competição e leva o título em caso de empate cada clube soma um ponto e o título será disputado nos pênaltis.
Para 2023 Atlhetic, Caldense, Democrata estarão no Brasileirão serie D, lembrando que a Caldense disputa a série D este ano em caso de acesso a série C abrirá uma vaga para o Vila Nova de Nova Lima.
O Democrata além do Brasileirão terá a Copa do Brasil também para o próximo ano, caso semelhante ao PAFC que na primeira vez que disputou o campeonato, na elite em 2021, conquistou as vagas para o Brasileirão e Copa do Brasil e o mesmo acontece agora com o Democrata de Valadares no ano que voltou a elite já conquistou calendário cheio para 2023.
Por José Henrique Alves
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.