O deputado federal Bilac Pinto, do União Brasil, é cogitado como uma grande possibilidade de vir a ser o vice para o governador Romeu Zema, que é candidato à reeleição.
Os dois partidos estão conversando sobre o assunto. Bilac Pinto é o homem forte do União Brasil em Minas e já foi secretário de governo de Romeu Zema, inclusive mediou a recomposição com as forças de segurança em 2019 e depois do veto parcial do governador decidiu deixar o governo.
O deputado federal era do DEM que se fundiu ao PSL formando o partido mais rico do país, que é o União Brasil onde figura hoje como filiado o ex prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões.
Bilac Pinto é um político de muita influência e articulação em Minas e na capital federal, muito contribuiu com o governo de Rafael Simões em Pouso Alegre onde foi majoritário.
O PSDB por sua vez quer garantir sua permanência na vaga e tenta emplacar o nome Paulo Brant, atual vice. Na base correm os nomes dos deputados João Leite (PSDB) e Antônio Carlos Arantes (PSDB) e do deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB).
A escolha de Bilac Pinto para compor a chapa de Zema afeta de forma positiva a política no Sul de Minas, com resultados altamente promissores. Principalmente para Pouso Alegre, onde o ex-prefeito Rafael Simões se posiciona como pré-candidato a deputado federal pelo mesmo partido União Brasil.
Correligionário e amigo de longos anos do deputado Bilac Pinto e após o excelente desempenho a frete do Executivo em Pouso alegre, Rafael Simões é sem sobra de duvidas a mais nova e incontestável liderança política do Sul de Minas.
Com a definição de Bilac Pinto para vice de Zema, o ex-prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões contará com seu apoio, ficando mais fortalecido em sua caminhada rumo à Câmara Federal.
Nos bastidores, aliados de Bilac e Zema dão a definição como certeira, apesar de oficialmente os correligionários afirmem que a definição se dará apenas em maio ou junho. O martelo, entretanto, já teria sido batido há mais tempo. Zema conta com o União Brasil para tentar potencializar seu arco de alianças, um ponto considerado importante por pessoas no entorno do governador. A legenda hoje tem uma das cinco maiores bancadas da Câmara dos Deputados.
A tese que comprova a articulação em torno do nome de Bilac passa por Pouso Alegre, no Sul de Minas. O prefeito da cidade, Rafael Simões, aliado de Bilac Pinto, renunciou a prefeitura no fim da última semana para candidatar-se a deputado federal. Simões não é apenas aliado, mas amigo e apoiador de primeira hora de Bilac Pinto não apenas no município, mas em todo o Sul do Estado.
Na prática, Bilac Pinto estaria colocando o agora ex-prefeito como uma espécie de seu herdeiro político na região, uma vez que não se candidatará a deputado federal, mas precisa manter sua base eleitoral sob o controle de um aliado político forte e confiável. A Zema, também esta aliança é importante porque agrega um partido com muito tempo de TV e torna sua chapa mais competitiva para disputar as eleições de 2022.
Fonte: Itatiaia/EL/JC/Tempo – Fotos Arquivo
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.