O programa Delanne Lavarini explica esta semana sobre estar sintonizado com o bem e com o mal na visão espírita. Primeiramente fala sobre as definições do bem e mal na vida das pessoas e nos ensina que Deus é o princípio de todas as coisas.
De acordo com o dicionário Aurélio, o bem diz respeito: “aquilo que enseja as condições ideais ao equilíbrio, à manutenção, ao aprimoramento e ao progresso de uma pessoa ou de uma coletividade”.
Já o mal é descrito como: “tudo o que é prejudicial ou fere; o que concorre para o dano ou a ruína de alguém ou algo; o que é nocivo para a felicidade ou o bem-estar físico ou moral”.
Na obra A Gênese, Allan Kardec, nos ensina que Deus é o princípio de todas as coisas, e sendo esse princípio, de sabedoria, de justiça, de bondade, tudo o que vem Dele deve ter esses atributos. Por isso, o mal que existe não pode ser originado dele. Ou seja, o bem está relacionado à Lei de Deus, e o mal, é contrário a ela.
O espiritismo ensina também que o espírito é criado simples e ignorante, ou seja, nem bom nem mau. Porém, como possui o livre-arbítrio, ele pode escolher qual caminho deseja seguir. Caso escolha o caminho do mal, ele estará infringindo as leis de Deus.
E ainda, segundo a obra A Genese, Deus quis que o homem fosse submetido à Lei do Progresso.
(..) e que esse progresso fosse fruto do próprio trabalho, a fim de que o mérito fosse seu, mesmo tendo a responsabilidade pelo mal que pratica por sua vontade (..)
E como está submetido a esta lei, a evolução, os males que ele está exposto servem como um incentivo para o exercício da inteligência e de todas as suas faculdades tanto físicas como morais. Vejamos o vídeo desta semana e tiremos nossas conclusões.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.