A jovem pouso-alegrense Mary Hellen Coelho Silva, 22 anos, teve o perdão negado conforme explicou a advogada de defesa. Ela não conseguirá o perdão real devido as normas e regras que se impõem na Tailândia. De acordo ainda com a advogada Dra. Kaelly Cavoli, o benefício só poderá ser solicitado após o cumprimento de pelo menos 1/3 da pena em regime fechado, Mary Hellen foi condenada a 9 anos e 6 meses.
A defesa justificou que, deverá tentar pedir a extradição de Mary Hellen para o Brasil, que continua reclusa no país asiático, condenada por tráfico internacional de drogas em flagrante delito, escondidos na mala em que carregava na ocasião.
A sentença na Tailândia foi proferida no domingo 8 de maio, mas e comunicada pelo Consulado Brasileiro por e-mail na madrugada de quinta-feira, dia 12. A advogada disse que o perdão real foi cogitado, costume na Tailândia para alguns condenados e presos no dia do aniversário do Rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, comemorado no dia 28 de julho.
Entretanto, novas informações foram obtidas pela defesa na madrugada desta sexta-feira (13/05), Através do Departamento Correcional da Tailândia. Um comunicado enviado no dia 13 de maio reza que no momento o perdão real não sera possível, o fato do ‘requisito temporal’ não foi preenchido, e o mais importante segundo as leis para o obter; cumprimento de pelo menos 1/3 da pena.
Advogada
Por sua vez a advogada afirmou a um veículo de comunicação local que a condenação de Mary Hellen abre uma janela de oportunidades para outros recursos que poderão serem feitos a tempo.
Ela informou que mesmo o pedido de extradição é mais complexo e que é preciso ter em mãos a sentença condenatória, que ainda não chegou ao Brasil.
“O pedido de extradição é um pedido um pouco mais complexo do que o de perdão real, porém é preciso aguardar sua chegada, esse documento traz substâncias para que a defesa possa se alocar nesse pedido. Caso a pena seja reduzida, é preciso ser compatível com a legislação brasileira, onde a pena por tráfico de drogas vai de 5 a 15 anos, o que pode de alguma forma facilitar o pedido de extradição”, Teria dito a advogada.
Maha Vajiralongkorn Rei da Tailândia está no trono desde 2019! Onde o seu poder é soberano.
Relembre o caso
Mary Hellen foi detida ao chegar no aeroporto da capital tailandesa, em 13 de fevereiro. Ela estava acompanhada com um rapaz, de 27 anos, que é paranaense. Os dois embarcaram juntos no aeroporto de Curitiba. Eles estavam com cerca de 09kg de cocaína nas malas.
Conforme comunicados das autoridades do país asiático, o sistema de raio-x mostrou que nas três malas usadas pelo casal havia cerca de nove quilos de cocaína. Um terceiro brasileiro, de 24 anos, também foi preso no mesmo dia em Bangkok, com mais seis quilos de cocaína. Ele estava em outro voo, que também tinha partido de Curitiba.
Direto da Redação com informações da ANB/TM/JC – Foto Redes Sociais
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.