Na próxima terça-feira (31), data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “Dia Mundial Sem Tabaco”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, irá realizar ações de prevenção e acolhimento aos fumantes.
“Nós vamos realizar essa ação para buscar mostrar para os não fumantes a importância dessa decisão para que se mantenham convictos. Já para os que fumam, queremos exemplificar tudo que envolve essa escolha e conversar sobre a importância de se procurar ajuda e identificar os gatilhos que levam a pessoa a fumar. Normalmente existe um obstáculo que essa pessoa precisa desmistificar e é possível passar por isso”, destaca a Secretária de Saúde, Silvia Regina.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina e mata mais de milhões de pessoas por ano. Só no Brasil, são 161.853 mortes anuais, o que representa 443 mortes por dia.
“O cigarro também é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, mas também está relacionado a muitos outros tumores e problemas de saúde. Por isso, é tão importante reforçar as campanhas de conscientização para que tenhamos menos fumantes. A pessoa que deixa de fumar sente uma melhora imediata na qualidade de vida, além de reduzir os riscos e complicações de dezenas de doenças”, explica a Secretária de Saúde.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. Em Pouso Alegre há grupos de controle ao tabagismo. Os interessados podem entrar em contato com o Centro Municipal de Controle do Tabagismo, que funciona na Av. Levino Ribeiro do Couto (antigo laboratório municipal). O telefone para informações é (35)3449-4174.
Serviço
Dia: 31 de maio
Horário: 8h às 12h
Local: Praça Senador José Bento
Durante o evento serão realizados exames de monoximetria, para medir o nível de monóxido de carbono no sangue e disponibilizada a aferição da pressão arterial, levando em conta que alguns efeitos da ação da nicotina são: a elevação da pressão arterial e aumento de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.