O prefeito de Pouso Alegre, Cel. Dimas Fonseca realizou na manhã desta quinta-feira, 23 de junho uma coletiva com a imprensa local e regional para apresentar mudanças no transporte público que beneficiarão os usuários de Pouso Alegre.
Assim que abriu a coletiva o prefeito de Pouso Alegre deixou claro que a Expresso Planalto responsável pelo serviço prestado no município, acatou sua solicitação para que trabalhasse alguns pontos específicos, com mais necessidade de ônibus com agilidade. Entre as suas reivindicações junto a empresa pediu maior disponibilidade do aumento da frota, ampliação de horários da ouvidoria e recursos tecnológicos para atender a demanda da população.
Da coletiva com a imprensa participaram além do prefeito Cel Dimas Fonseca, o presidente da Câmara Reverendo Dionísio Pereira, com os vereadores Dionício do Pantano, Igor Tavares e Leandrinho Morais. Também presente o superintendente de transportes Amarildo Fernandes e o superintendente, gerente geral da Planalto, Rafael Carmo.
Dimas ressaltou que os serviços da expresso planalto estão sendo fiscalizado, no intuito de melhor atender quem dele necessita, os usuários. A Expresso Planalto, diante da solicitação, buscou de todas as formas se adequar imediatamente, reconhecendo que durante a pandemia (Covid 19) houve falhas e alguns serviços foram prejudicados, porém informou ao prefeito que as mudanças começam nesta semana, e que uma forte campanha publicitária, será colocada nas ruas e na mídia para orientação destas mudanças, facilitando aos usuários a nova forma destas mudanças que acontecerão.
MAIS VEÍCULOS
A frota de veículos na cidade vai aumentar para reduzir o tempo de espera e ampliar a oferta de assentos. Os novos veículos vão começar a circular a partir de segunda-feira (27). As novas linhas são:
Linha 230 – Cidade Jardim x Morumbi – Mais um veículo, para melhorar a regularidade para os usuários.
Linha 204 – Centro X Vergani – Também recebe um veículo extra, reforçando principalmente os horários de pico da manhã, das 5:15 às 9:10, e também no horário da tarde, das 16:10 às 19:40. Serão 13 novos horários incrementados para a população do bairro Vergani.
Linha 220 – Centro X Parque Real, Via IFSULDEMINAS – Essa linha operava com dois veículos, também será contemplada com um novo veículo, passando a operar com três ônibus convencionais.
Linha 210 – Jardim São João x São Cristóvão – Também receberá um ônibus e irá operar com cinco veículos.
Linha 206 – Ribeirão X Shopping – Já essa linha terá os dois micro-ônibus substituídos para um veículo urbano maior, aumentando assim a capacidade de transporte dessa linha. Além disso, no horário das 18h às 19h será adicionado um carro extra e ampliada a quantidade de viagens realizadas.
Para facilitar ao usuário, todas as linhas que terão seus horários melhorados vão ter afixado um aviso detalhando todas as melhorias para facilitar o acesso à informação aos usuários.
APLICATIVO
Conforme já anunciado os usuários poderão utilizar o aplicativo “Cittamobi”, totalmente gratuito, segundo Rafael Carmo, fácil e prático de usar, durante a coletiva ele vez demonstração, de como é possível o usuário conferir em tempo real a previsão de chegada do ônibus, e o próximo a caminho do ponto, onde se encontra o passageiro a espera. A ferramenta está disponível para Android e Iphone. Basta clicar no ponto de ônibus que deseja utilizar, selecionar a linha e verificar a previsão dos próximos horários da linha naquele ponto.
Além disso, ao clicar na opção “mapa” é possível ver todo o itinerário do seu ônibus e a localização on-line dos veículos naquela linha, conferindo assim todos os pontos que o ônibus atenderá.
Para também facilitar ao usuário, será iniciada a Campanha do Aplicativo do Ônibus, com funcionários uniformizados da empresa, localizados nos principais pontos da cidade, ensinando aos usuários como se utiliza o aplicativo em caso de dúvidas. Vale ressaltar que nenhum funcionário manuseia o celular do usuário ou solicita dados pessoais.
SITE
Outra grande novidade é o site, com layout prático e dedicado ao usuário para que todos consigam ver de forma prática. É um site exclusivo de nossa cidade, contendo todo quadro de horário da empresa separado por linha e informando os horários de ida e volta nos dias úteis, sábados e domingos, além das indicações de trajeto de cada atendimento. Ele pode ser acessado por meio do link: www.planaltopousoalegre.com.br.
OUVIDORIA
Além disso, a Ouvidoria teve o horário ampliado para facilitar o acesso a quem precisa de informações. O local já está funcionando de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados de 8h às 12h pelo telefone: 0800 038 0140 ou através do e-mail: ouvidoriapousoalegre@grupocsc.com.br.
TARIFA SOCIAL
No início do mês de junho, os usuários do transporte público tiveram a grande notícia de redução na tarifa paga por eles. Com a solicitação da Expresso Planalto, diante da alta dos combustíveis e dos parâmetros da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT), a tarifa passou para R$5,80 (urbana) e R$7,70 (rural). Sendo que o município irá auxiliar diretamente o usuário no valor de R$2,80, até o limite financeiro global de 1,7%. Ou, seja, com a tarifa social criada pela Prefeitura, o valor pago pelo usuário passou a ser de R$3,00 e R$4,90 respectivamente. Outro ponto positivo é que se o usuário pagar antecipadamente a tarifa rural cai para R$4,00.
“Essa redução com certeza está fazendo a diferença no bolso daqueles que utilizam diariamente o transporte público. Garanto que a aplicação do recurso público está sendo realizada de forma austera com base nos dados validados pelo Comitê do Fundo Municipal de Transporte Público”, ressalta o prefeito Cel. Dimas.
Direto da Redação para a TV Jornal da Cidade – Informações prestadas pela Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.