Outro caso de feminicídio é notícia nas páginas policias. Uma jovem, Emily Luiza Ferretti, de 25 anos foi assassinada pelo ex-namorado na quinta-feira, 04 de agosto. Entre os que conheciam Emily a opinião era unânime: batalhadora e carinhosa. O enterro de Emily aconteceu na tarde desta sexta-feira (5/8) no Cemitério Belo Vale, em Santa Luzia.
Segundo informações de familiares, Emily trabalhava em uma loja de artigos esportivos, seu sonho era montar seu próprio negócio, um estúdio de tatuagem. “Ela estava começando a trabalhar com bodypiercing e fazia o curso de tatuagem”, conta João Victor Ferretti Silva, primo da jovem.
Emily morava com sua mãe e dois irmãos mais novos. “Ela era espetacular. Uma menina estudiosa, trabalhadora, honesta. Sempre estava do lado dos irmãos, da mãe, do pai”, relata Márcio Giovani Ferretti, tio-avó e padrinho da jovem.
O pai de Emily, Julei Anderson Fernandes, descreve a filha como sendo o alicerce da família. “Ela era muito trabalhadora. Ajudava bastante a gente. Era muito carinhosa e prestativa. Não tenho nada que reclamar dela, pelo contrário, só lembranças boas”, disse.
A jovem planejava ir para os Estados Unidos para ficar com o ex-namorado, Thales Tomás do Vale, e já tinha, inclusive, tirado passaporte. “Ela estava empolgada com isso. Acabou que eles brigaram e terminaram, e ela desistiu de ir”, conta Fernandes.
O relacionamento, que começou pela internet, é descrito por amigos e familiares como conturbado desde o início. “Ela se envolveu com a pessoa errada. Quando viu que não era uma pessoa de boa índole, foi tentar sair fora e deu nisso”, aponta o tio-avó de Emily.
Uma amiga da vítima, que preferiu não se identificar, afirma que Thales era muito ciumento e possessivo. “Ela disse várias vezes que queria terminar. Ele implicava até com as amigas. Não gostava quando ela saía com alguém”, contou.
Desde o término do relacionamento, em julho deste ano, Emily vinha sofrendo ameaças de Thales. Ele criou um perfil falso nas redes sociais e publicava fotos íntimas da ex-companheira, fazendo chantagem para tentar reatar o relacionamento.
Dois dias antes do assassinato, Emily registrou um Boletim de Ocorrência contra Thales pedido medida protetiva.
Preso o autor do Crime
O tatuador Thales Tomas do Vale, de 29 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira, 05 de agosto. Suspeito por matar a ex-namorada, no Bairro Cardoso, em Barreiro. Preso ele confessou o crime à polícia e disse estar arrependido. “Fui covarde”, declarou em coletiva de imprensa.
Ele recebeu voz de prisão em um Motel na Avenida Úrsula Paulino, no Bairro Betânia/BH. Segundo a PM, o tatuador ainda estava com a mesma roupa do dia do crime. “Isso mostra que o suspeito não teve muito tempo para preparar sua fuga”, afirmou o subtenente Antônio Neves Honorato.
Thales foi localizado após denúncia anônima. Os militares encontram um par de tênis sujo de sangue, maconha e pertences pessoais. “Foi uma abordagem surpresa. No momento em que ele estava sendo algemado, tentou reagir”, contou.
O militar confirmou que Emily Ferretti já tinha uma medida protetiva contra o suspeito. A ocorrência ainda está em andamento. Thales foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de Polícia Civil, que está investigando o caso.
A faca utilizada no crime ainda não foi localizada. De acordo com a polícia, o ex companheiro de Emily mora nos Estados Unidos e veio ao Brasil para fazer um curso de tatuagem. Ele não aceitava o fim do relacionamento, que terminou em julho, os dois estavam de viagem marcada para o EUA antes que romperem o namoro.
Velório de Emily
“Graças à Deus conseguiram pegar ele antes que fugisse do flagrante. Estavamos com medo que passasse o tempo. Achei que ele já não estava no Brasil. É uma satisfação. Agora é aguardar que a Justiça seja feita”, declarou o pai de Emily, Julei Anderson Fernandes, durante o velório da filha.
O irmão da jovem, Kairos Gabriel, que ficou ferido ao tentar salvá-la, prestou depoimento à Polícia Militar nesta manhã 6/8. “Ele vai precisar de um acompanhamento psicológico. Ele até que está firme. Parece que a nossa ficha ainda não caiu. Vamos ver quando passar isso tudo”, contou Julei. O enterro aconteceu às 14:30hs.
O que é feminicídio?
Feminicídio é o nome dado ao assassinato de mulheres por causa do gênero. Ou seja, elas são mortas por serem do sexo feminino. O Brasil é um dos países em que mais se matam mulheres, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
A tipificação do crime de feminicídio é recente no Brasil. A Lei do Feminicídio (Lei 13.104) entrou em vigor em 9 de março de 2015.
Entretanto, o feminicídio é o nível mais alto da violência doméstica. É um crime de ódio, o desfecho trágico de um relacionamento abusivo.
Direto da Redação com informações da PMMG – Fotos Edesio Ferreira/EM/DA Press
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.