Há motivos de sobra para fazer compras pela internet: não é necessário lidar com vendedores inconvenientes; não existem filas enormes para pagar; dá para pesquisar pelo melhor preço de um produto rapidamente; você pode comprar no horário que quiser; não raramente, é mais fácil encontrar o item que você precisa; entre outros.
Mas, se certos cuidados não forem tomados, o uso do comércio eletrônico pode se transformar em “dor de cabeça”. Os golpistas cada dia mais vão se especializando em como agir com aqueles que não pesquisam informações na hora de realizar suas compras.
Em Pouso Alegre por exemplo nesta semana, precisamente na segunda-feira, 27 de novembro, duas pessoas foram vítimas de golpe ao tentar comprar produtos pela internet. Uma das vítimas realizou a compra de uma televisão através do suposto site da Lojas Americanas, pagando o boleto no valor de R$ 999,00 e ao verificar com loja porque o produto não chegava no prazo combinado foi informado que não se tratava do site deles.
A segunda vítima também de Pouso Alegre comprou um celular no valor de R$ 499,00 através do site que aparentemente era da Casas Bahia, e quando passou também o prazo de entrega, verificou que não se tratava do site oficial da loja.
O Procon têm alertado a população sobre fraudes na venda de, televisores, computadores e eletrônicos pela internet que, em geral, são ofertados aos consumidores, via sites de busca. Foram recebidos, em três dias, pelo menos 30 e-mails de todo o Brasil, reclamando da não entrega de produtos adquiridos pela internet e com pagamento já efetuado, informou a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro via celular.
As empresas citadas nos e-mails estão supostamente localizadas em várias partes do Brasil e os telefones de contato informados não atendem. Em virtude dessa situação, a Coordenadoria Estadual já acionou o Procon para verificação de idoneidade e ações legais cabíveis em relação à não entrega dos bens comprados e não entregues explicou Ivanira.
A orientação do Procon-BH aos consumidores que não receberam os equipamentos adquiridos é efetuar reclamação junto ao Procon do seu município e registrar boletim de ocorrência em delegacia de polícia.
Cuidados
Foram cerca de 120 atendimentos no Procon neste ano, com problemas de compras realizadas pela internet e que, em sua maioria, referem-se a cancelamento de contratos, cobranças indevidas e não entrega do produto. Ou seja todos foram vítimas de golpes ao tentar realizar suas compras pela internet principalmente de importantes redes comerciais do país. Para evitar problemas e prejuízos é preciso tomar cuidado e se certificar que a empresa e o produto sejam de confiança, verificar dados, como nome endereço, telefone, CNPJ, evitando empresas que só apresentam caixa postal, sem qualquer outro dado, além de procurar informações com pessoas que já tenham comprado pelo site.
O consumidor deve conferir a forma e o valor da taxa da entrega, que, algumas vezes, pode ser mais elevada do que o preço do produto. Algumas mercadorias adquiridas no exterior são acrescidas de taxa de importação. Se a compra for feita com base em oferta anunciada, a empresa deve cumprir as condições de oferta, por isso, o pedido deve ser impresso e guardado. Tenha por escrito as condições de pagamento, evitando pagar antecipadamente. Se utilizar o cartão de crédito, os cuidados devem ser redobrados, embora a responsabilidade da segurança da operação seja da empresa que oferece o produto e do provedor. A nota fiscal deve ser sempre exigida.
O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias, contados do recebimento do produto, com direito a devolução do valor pago com atualização monetária. No caso de sites internacionais, se houver problemas, o consumidor terá que buscar a solução diretamente com o fornecedor, porque que ele é o próprio importador.
Ao receber a mercadoria, deve-se sempre abrir a embalagem no ato do recebimento e verificar se está tudo de acordo com o que foi pedido. O manual, nota fiscal, termo de garantia e informações claras e precisas devem acompanhar o produto. Se houver irregularidade, fazer a devolução, especificando na nota o problema apresentado e entrar em contato com a empresa para solucioná-lo.
Leilões on-line
As compras feitas nos leilões on-line, exigem mais cuidados, uma vez que nem todo o processo está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. Este leilão virtual não se caracteriza em leilão propriamente dito, é uma página de classificados eletrônicos onde são anunciados produtos. Daqui para frente, todo cuidado é pouco na hora de realizar suas compras, não sendo portanto a próxima vítima.
Fonte: Procon BH/Ascom 20 BPM/MG
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.