Veja só, quem diria! Um golpe que tem sido cada vez mais frequente: criminosos se passam por pessoas ilustres e pedem através do WhatsApp, transferências bancárias via Pix. Popularmente, a fraude ficou conhecida como “golpe do falso estelionatário”.
Esta semana Golpistas usaram o nome do deputado eleito, Rafael Simões para pedir dinheiro emprestado. O golpe foi feito através do WhatsApp.
Em nota alertando a população, divulgado pelo próprio Rafael Simões, ex-prefeito de Pouso Alegre e agora deputado federal eleito em 2022, é possível ver que, em uma das mensagens, o golpista pede uma transferência por Pix no valor de R$ 4.987,00. Os criminosos alegam que a transferência seria feita para um outro número. O motivo seria que o limite diário de transferências teria sido excedido.
Segundo a OAB/MG, em geral, as cobranças chegam para pessoas que têm verbas indenizatórias a receber. A quadrilha acessa seus processos – que não tramitam em segredo de justiça – para descobrir informações sobre as partes envolvidas e pedir que paguem taxas para a liberação do dinheiro. Há suspeita que seus defensores tiveram celulares vazados ou informaram em cadastro para participar de algum evento jurídico falso. No caso de Pouso Alegre estão usando o nome de uma pessoa bastante conhecida em Pouso Alegre e que goza de prestigio na sociedade em que vive.
A orientação da seccional é que as vítimas não respondam essas mensagens e registrem boletins de ocorrência. Além disso, alerta que o melhor é sempre desconfiar e ficar atento a possíveis estelionatários em busca de dados para aplicação de qualquer tipo de golpes.
Por fim, pede-se que os profissionais prejudicados informem a entidade, além dos órgãos públicos competentes, acerca da existência desse tipo de prática ilícita envolvendo os cidadãos de bens de nosso município como fez o deputado eleito Rafael Simões.
Os números utilizados pelos criminosos foram: (35) 99931-4674 e (35) 99983-8202. Fiquem atentos e desconfiem desse tipo de proposta via celular, recomendamos denunciar à Polícia no 190 assim que forem acionados.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.