Acontece na segunda feira, 24 de outubro, nas dependências do Estádio Mineirão, o arbitral para definição do Campeonato Mineiro 2023. Representantes dos 12 clubes da primeira divisão estarão participando da reunião que poderá mudar a fórmula de disputa da competição.
Até este ano, o Campeonato Mineiro era dividido em três fases; na primeira fase, jogos em turno único, com 11 rodadas, após a última rodada, os 4 primeiros colocados passavam para segunda fase, chamada semifinal, os dois últimos colocados eram rebaixados para o módulo 2.
Após jogos de ida e volta das semifinais , os vencedores iam para terceira e última fase da competição, a grande final em jogo único. Do quinto ao oitavo colocado acontecia uma semifinal de jogo único para apontar os dois finalistas para a disputa do Troféu Inconfidência, que garante ao campeão uma vaga na Copa do Brasil.
A proposta que será lançada aos clubes neste arbitral é, para que caia o número de datas na competição. Até este ano eram 11 datas na primeira fase, 2 datas para as semifinais e uma data para a final, num total de 14 datas.
A proposta apresentada será da formação de três chaves encabeçada pelo Atlético, Cruzeiro e América. Os 9 clubes do interior completariam as chaves e teriam como adversários 8 equipes, uma vez que os clubes da mesma chave não se enfrentariam. Com isso a primeira fase da competição teria 8 datas e, após a última rodada, os 3 primeiros colocados, em duas respectivas chaves e mais, o melhor segundo colocado independente da chave que esteja, formariam as semifinais da competição com mais duas datas já que, seriam jogos de ida e volta e, mais uma data para a grande final, em jogo único totalizando 11 rodadas do início ao término do campeonato.
No final da primeira fase, independente de chaves, os 2 piores quartos colocados cairão para o módulo 2.
Vale lembrar que, em 2023, Oito, dos 12 clubes da primeira divisão, terão calendário cheio, dois serão rebaixados e apenas dois clubes disputaram só o estadual.
Para o presidente da FMF, o ano de 2022, teve saldo positivo para o futebol mineiro, que agora tem América, Atlético e Cruzeiro na série A do brasileirão. Tombense na série B do brasileirão, PAFC na série C e Atlhetic, Caldense e Democrata G.V na série D da competição nacional.
O arbitral terá início as 14:00hs e, para qualquer mudança, terá que ter a maioria dos votos dos clubes participantes.
Por José Henrique Alves
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.