O topo moral do ensinamento Espírita é a caridade. Isso está muito bem contextualizado nas palavras de Delanne Lavarini, Não mais “Fora da Igreja ou fora da verdade não há salvação” que privilegiariam alguma fé religiosa em especial como a detentora da verdade última, gerando divisões e disputas pelo poder religioso tão comuns em todos os tempos, e ainda em nossos dias.
O apóstolo Paulo, em seu “cântico aos Coríntios”, imortalizaria a caridade como a mais estimada das virtudes, percebendo ele também, e desde a sua época, o valor máximo das qualidades do coração expressos na ação de bondade para com o próximo.
Porém, o que é salvação?
A ideia de salvação nasce do conceito religioso de que as almas podem se salvar ou não depois da morte física. Mais habitualmente estamos acostumados a ideia de céu e inferno. O céu seria o lugar teológico para onde vão as almas que se salvam, aqueles que foram bons na Terra em sua existência. O inferno é o oposto, é o local para os que não se salvaram porque não fizeram por merecer esse prêmio definitivo, devido às suas atitudes infelizes durante a existência.
A Doutrina Espírita por sua vez preceitua que não existem esses lugares teológicos definitivos, são alegorias para estados emocionais e de evolução espiritual transitórios conforme o progresso do espírito imortal. Na continuidade evolutiva, pela imortalidade da alma todos alcançarão a plenitude. Assim entendemos que a salvação a que o Espiritismo se refere não é a um episódio único e definitivo que nos espera após a morte e sim a uma condição moral que se estabelece desde a existência e, que prosseguirá para além desta. Salvação não se refere pois a um “lugar”, e sim a um estado de alma em que situações emocionais de tormento ou aflição acompanham o ser enquanto este não alça vôos mais altos na escala das virtudes. Dai a importância em saber que fora da caridade não existe salvação.
Direto do Palestrante para a TVJC
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.