Após dois anos de interrupção, por conta da pandemia, a tradicional Folia de Reis na Praça Senador José Bento foi realizada na noite desta sexta-feira (6), em Pouso Alegre.
A Superintendente de Cultura, Regina Franco, destaca que “preservar as tradições é um prazer e uma honra. Particularmente tenho uma história com a Folia, uma cultura fascinante”.
Iracy Ferreira de Paula, organiza Folia de Reis há anos na cidade e compareceu na promovida pela Prefeitura. “Eu amo a Folia e fui criada pelos meus pais nesse meio. Eu fiz promessa pela vida do meu filho, que foi desenganado pelos médicos quando era pequeno, mas Santos Reis cuidou e hoje ele é pai. É uma benção ter o retorno das folias e espero que tenha mais e mais”.
Durante a Folia foram entoados versos conduzidos por violas, violões, cavaquinhos, pandeiros, caixas e sanfonas. “É uma expressão popular tão importante que, desde 2017, as Folias de Reis são reconhecidas como patrimônio cultural do estado de Minas Gerais e em Pouso Alegre é lei este dia 6, instituído como o Dia de Reis”, explica a Superintendente de Cultura.
As apresentações foram realizadas pela Companhia de Reis “Estrela Guia” do município de Espírito Santo do Dourado e a Companhia de Reis “Estrela Guia” do município de Borda da Mata.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.