Mais um dia especial para a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS). Na manhã desta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, foi inaugurada a Ampliação do Serviço de Hemodiálise do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), mais uma conquista na área da saúde para a sociedade sul-mineira. O evento foi realizado na Sala 8 da Unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) com a presença de autoridades e empregados das unidades Univás, Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Colégio Anglo Pouso Alegre e Colégio Técnico João Paulo II.
O presidente da FUVS, professor Pythagoras de Alencar Olivoti, agradeceu e enalteceu o trabalho do setor do Serviço de Hemodiálise do HCSL. “Tenho uma visão muito clara de realização neste momento, pois estamos trabalhando para aqueles que mais precisam e que vem buscar saúde neste hospital. É muito bom ter companheiros e amigos que querem fazer o melhor para essa instituição e para essa comunidade. Estamos aqui para servir da melhor maneira possível. Esse momento muito importante envolve pessoas que trabalham dentro e fora da instituição e que tem o mesmo objetivo de cuidar daqueles que mais necessitam. Faço sempre um agradecimento especial ao deputado Federal Rafael Simões, ao deputado estadual Dr. Paulo e a prefeito Cel. Dimas, que estão sempre presentes e apoiando a instituição e querem o melhor para as pessoas. Nossa instituição está a cada dia mais preparada para oferecer a melhor educação e a melhor saúde para população”, discursou Pythagoras.
O deputado federal Rafael Simões falou da sua alegria com mais essa conquista do HCSL. “Vivemos mais um dia muito importante para instituição e, principalmente, para os pacientes de hemodiálise do HCSL. Com essa ampliação, estamos atendendo pacientes de Pouso Alegre que não precisam mais se locomover até cidades vizinhas. Agradeço à equipe de hemodiálise que demonstram um astral muito positivo e um atendimento muito humanizado para pacientes. Isso é que desejamos para todo o hospital. Temos que receber os pacientes aqui como se fossem nossos filhos, nossos pais, nossos irmãos. Nossa missão é entregar uma saúde de qualidade para população”, ressalta Rafael Simões.
A médica Daniela dos Santos Zica falou aos presentes sobre o Serviço de Hemodiálise do HCSL, que agora inaugurou mais cinco pontos de poltrona para atender os pacientes. “Nós vemos essa ampliação como um presente para os pacientes que precisavam se deslocar para outras cidades para fazer esse procedimento ou faziam as sessões em quarto turno. Muitos pacientes debilitados que, além da doença renal, possuem doenças vasculares, são hipertensos, diabéticos e cardiopatas tinham uma vida muito difícil e complicada com essa questão. Então, só de diminuir esse trajeto e oferecer esse conforto do nosso hospital faz toda a diferença na vida deles. É uma alegria poder acolher a todos de uma forma muito mais humanizada” disse a Dra. Daniela.
Em seguida, o médico nefrologista, Dr. Saulo Lamas também fez o uso da palavra e agradeceu a todos por mais essa conquista para o setor, que com a ampliação passa a fazer uma média de 2.900 sessões mensais de hemodiálise, ou seja uma média anual de 35 mil sessões para pacientes crônicos e mais três mil sessões para pacientes agudos, que tem potencial maior de recuperação. O diretor clínico do HCSL, Dr. Dirceu Eurílio da Silva, também elogiou o trabalho do setor e a forma humanizada de tratamento realizada no Serviço de Hemodiálise.
A secretária municipal de Saúde de Pouso Alegre, Sílvia Regina Pereira da Silva, falou sobre a evolução ocorrida no setor nos últimos anos e da necessidade de sempre trazer melhorias para os pacientes da hemodiálise. Sílvia acompanhou pacientes que contaram sobre os benefícios que a ampliação trouxe para a vida deles. É o caso da sra. Maria de Fátima Andrade Morais que antes fazia as sessões de hemodiálise em Itajubá e agora pode ser atendida no HCSL. “Estou contente com o conforto das cadeiras novas. Quando fazia em Itajubá, tinha que ir três vezes com meu filho que é pedreiro e precisava me acompanhar. Era muito difícil e agora estou muito bem.
Agradeço a todos por essa ajuda e todo carinho recebido aqui”, afirma D. Maria de Fátima.
O prefeito de Pouso Alegre, Cel. Dimas Fonseca, falou sobre a luta para modernizar e trazer mais conforto para o setor de Hemodiálise do HCSL. Ele lembrou de como o setor evoluiu depois da passagem do ex-presidente da FUVS e hoje deputado federal, Rafael Simões, que ao lado dele e da atual secretária municipal de Saúde, Silvia Regina, fez uma profunda revolução para o bem da saúde no HCSL.
O capelão do HCSL, padre Celso Antônio Lélis Diogo, proferiu uma bênção sobre o Serviço de Hemodiálise. Ao longo dos depoimentos, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer, através dos slides exibidos, como ficaram depois de ampliados os novos espaços do Serviço de Hemodiálise do Hospital Samuel Libânio.
A inauguração oficial contou com o descerramento da placa que foi feita pelos representantes do Serviço de Hemodiálise do Hospital Samuel Libânio; o presidente da FUVS, professor Pythagoras de Alencar Olivoti; o reitor da Univás, professor José Dias da Silva Neto; o prefeito de Pouso Alegre, Cel. Dimas; o deputado federal Rafael Simões; o diretor clínico do HCSL, Dr. Dirceu Eurílio da Silva; o diretor executivo da FUVS, Igor Souza Nogueira Oshiro; a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis; e a diretora de Enfermagem do HCSL, Jussara Meire Rodrigues.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.