Uma notícia de morte na manhã desta sexta-feira, 03 de março, em Pouso Alegre/MG foi recebida com pesar, morreu a psicóloga Lariana Paula Pinto, de 37 anos.
A informação é que Lariana tinha sido acometida por uma crise aguda de lúpus e não resistiu ao tratamento. Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), há cerca de 65 mil pessoas com lúpus no Brasil, sendo a maioria mulheres. A doença inflamatória é a principal causa de internação hospitalar entre as doenças reumáticas e em alguns casos pode levar a morte.
Lúpus Erimatoso Sistêmico, como é conhecido entre os profissionais da saúde, ou simplesmente Lúpus, é uma doença inflamatória de origem autoimune que causa variadas manifestações e sua evolução que pode alterar de um paciente para o outro, “o lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça, sexo, mas apresenta uma incidência maior nas mulheres, principalmente entre os 15 e 45 anos. Já nos homens, a doença está relacionada diretamente aos rins”.
O velório teve início a partir das 10:00h desta sexta-feira 03 de março, na Funerária Nossa Senhora Aparecida, em Conceição dos Ouros, sua cidade natal, e o sepultamento está previsto para acontecer por voltas das 16:00hs no Cemitério Municipal do município.
Lariana era uma profissional muito conhecida principalmente no segmento educacional. Era professora do curso de Psicologia da Univás e a Fuvs, instituição mantenedora, que assim que soube do passamento da professora emitiu nota de pesar lamentando a morte da psicóloga. Ela era casada e deixa marido e uma filha de dois anos.
Lupus é uma doença do sistema imunológico, com sintomas diferentes em cada local do corpo. E que varia de pessoa para pessoa. Os mais comuns são: febre, perda de peso, fraqueza, manchas avermelhadas na pele, queda de cabelo, dores nas articulações, alterações pulmonares, convulsões, anemia e até, alterações de humor.
Além disso, a doença pode acometer somente a pele, principalmente as regiões que estão mais expostas ao sol, mas também pode atingir um ou mais órgãos internos. É o caso dos rins.
Aproximadamente 35% dos adultos com lúpus possuem algum comprometimento renal no momento do diagnóstico, como nefrite lúpica em 50% dos pacientes nos primeiros 10 anos da doença. Médicos especialistas explicam que “o lúpus afeta os rins devido ao desequilíbrio na produção de anticorpos responsáveis pela proteína do próprio organismo e causam a inflamação do tecido renal, levando à fibrose e interrupção de seu funcionamento. As manifestações mais comuns são inchaço nas pernas, urina espumosa, pressão alta e diminuição da quantidade de urina”.
Nota de pesar
É com imenso pesar e tristeza que a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e suas unidades mantidas, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás); Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL); Colégio Anglo Pouso Alegre e Colégio Técnico João Paulo II lamentam o falecimento da professora do curso de Psicologia da Univás, Lariana Paula Pinto.
Aos familiares, parentes, amigos e alunos da professora Lariana nossos mais sinceros sentimentos de pesar. A docente exerceu um frutuoso trabalho de ensino aos discentes neste período em que trabalhou na instituição. Fará muita falta em nosso convívio! Nossos sentimentos!
O velório da professora Lariana acontecerá na sua cidade natal, na Funerária Nossa Senhora Aparecida, em Conceição dos Ouros, às 10h e seu sepultamento no Cemitério Municipal do município, às 16h.
OBS: A equipe da TV Jornal da Cidade externa seu profundo pesar aos familiares e amigos, rogando ao Senhor Bom Jesus que receba Lariana em sua glória e traga conforto a todos nos seus admiradores.
Direto da Redação foto Rede Sociais
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.