A Plenária Municipal de Saúde de Pouso Alegre foi realizada neste sábado, dia 25 de março, no prédio do Colégio Anglo da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) na Unidade Fátima, das 8h às 18h. A secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira, agradeceu o apoio da FUVS e explicou que a plenária é preparatória para 17ª Conferência Nacional de Saúde que, neste ano acontece em julho em Brasília, e tem como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia- Amanhã vai ser outro dia”.
A explanação e orientação sobre o tema central e eixos temáticos contou com a presença do diretor técnico do Hospital das Clínicas Samule Libânio (HCSL), Dr. Alexandre Hueb. “Essa plenária é extremamente importante pois envolve representantes de toda a sociedade organizada nos processos de identificação dos problemas sentidos e vividos pela comunidade. Meu objetivo é contribuir com o estudo das causas desses problemas e provocar um debate na busca de possíveis soluções”, ressalta Hueb, que também é membro do Conselho Municipal de Saúde.
O reitor da Univás, José Dias da Silva Neto, que também é membro do Conselho Municipal de Saúde, disse que é muito importante o envolvimento de representantes de todas as unidades mantidas da FUVS nas discussões de saúde. ” Nós representantes da FUVS temos um papel muito relevante nessas discussões e aprovações, temos um papel fundamental para saúde de Pouso Alegre com nossos cursos de Saúde da Univás, nossos cursos técnicos do Colégio João Paulo II e o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, conhecida como a grande nave mãe da saúde do Sul de Minas”, afirma José Dias.
A diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis, que também faz parte do Conselho Municipal de Saúde, conta que os participantes se reuniram em grupos de trabalho, fizeram aprovação das propostas elaboradoras, além de realizarem a eleição de delegados para participação da Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais. “Fico muito feliz de poder participar dessa plenária. Temos aqui um fórum aberto à participação de todos os cidadãos que queiram dar a sua contribuição e ajudar a melhorar cada vez mais o serviço público de saúde em nossa cidade”.
A diretora de Enfermagem do HCSL, Jussara Meire Rodrigues, que também faz parte do Conselho Municipal, explica que a plenária tem o objetivo de apreciar e aprovar o Regulamento da Conferência Municipal de Saúde e informar aos participantes sobre a organização e funcionamento dos trabalhos. “É muito importante que nós da FUVS estejamos sempre envolvidos e atuantes nas discussões da melhoria da saúde em Pouso Alegre”, conclui Jussara.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.