O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) comemora o mês Abril Amarelo alertando sobre o diagnóstico precoce do câncer ósseo. “Precisamos conscientizar a população sobre a existência dos tumores ósseos e os tumores músculos esqueléticos. Os mais comuns são osteossarcoma ou sarcoma de Ewing, contrasarcoma, as metástases e as mielomas. O paciente pode ter uma fratura patológica, uma dor, um aumento de volume e demora para procurar o tratamento. Isso prejudica o diagnóstico e o tratamento desse paciente. Por isso, é muito importante a conscientização”, explica o médico ortopedista oncológico do HCSL, Eugênio César Mendes.
Único credenciado
O ortopedista oncológico Eugênio Mendes é o único credenciado pela Associação Brasileira de Ortopedia Oncológica para realizar procedimentos nessa área na região. “Sou o único responsável na região para realizar esse tipo de procedimento pelo SUS e tenho orgulho de atuar no Hospital Samuel Libânio. Esse credenciamento traz uma importância grande para alavancar o tratamento dos pacientes oncológicos. Isso torna o nosso Hospital uma referência. Atuamos aqui há mais de 10 anos para assistir cada vez melhor nossos pacientes por meio do serviço de Ortopedia Oncológica”, afirma Dr. Eugênio.
Referência no Sul de Minas
Há mais de 10 anos, o HCSL vem sendo preparado para realização de procedimentos mais complexos de ortopedia oncológica. “Buscamos novas técnicas cirúrgicas dentro e fora do Brasil. Com o apoio total das diretorias da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), do próprio Hospital e a visão humana de um grupo político que não mede esforços para melhorar cada vez mais o atendimento na nossa instituição, conseguimos novas ferramentas para atuação na área de ortopedia oncológica. Buscamos o que há de melhor para atender nossos pacientes e tornar o HCSL cada vez mais referência para esse tipo de tratamento”, conta Dr. Eugênio.
Importância do Hospital Oncológico
Durante entrevista, Dr. Eugênio fez questão de enfatizar sobre a importância da construção do Hospital Oncológico Samuel Libânio. “É um grande ganho para Pouso Alegre e região. No hospital em construção teremos leitos exclusivos para pacientes oncológicos, teremos mais vagas no Centro Cirúrgico e na UTI. Tudo isso vai alavancar ainda mais o número e a qualidade de atendimento dos oncologistas de Pouso Alegre e região. Hoje o HCSL, já tem todo um serviço montado, porém o espaço que teremos com o Hospital Oncológico vai dar um salto enorme para a qualidade de atendimento, sempre pensando em nossos pacientes”, avalia e comemora o médico ortopedista do HCSL.
Estrutura
O HCSL possui atualmente uma grande rede de suporte com a Oncologia Clínica, Radioterapia, Centro Cirúrgico com toda aparelhagem necessária, além de toda a retaguarda de UTI e enfermaria que trazem tranquilidade para realização dos procedimentos.
Ortopedia Oncológica
A ortopedia oncológica trata de tumores do sistema músculo esquelético seja no osso, músculo, nervo e algumas vezes nas artérias e veias. “É uma área extremamente diferenciada da ortopedia geral pois é trabalhada em três partes: o tratamento clínico do paciente oncológico, o tratamento cirúrgico e o tratamento pós-cirúrgico e clínico. Com isso, preservamos o membro inicialmente, depois preservamos a função e, por último, a estética do membro do paciente”, explica Dr. Eugênio.
Transplantes de músculos esqueléticos
Há alguns anos, o Dr. Eugênio trouxe para o HCSL o serviço de transplantes de músculos esqueléticos, contando sempre com o apoio diretivo do Hospital e da atuação política. “O credenciamento nessa área é mais um diferencial do HCSL, pois fomos o segundo Hospital em Minas Gerais a conquistar esse credenciamento. Esse procedimento reabilita muito melhor e muitas vezes evita que o paciente tenha que usar uma prótese. É um ganho enorme para população”, analisa o médico.
Procedimentos inéditos
No início deste ano, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) fez um procedimento inédito na região: o transplante ósseo conhecido como aloenxerto. Nesse tipo de transplante, o cirurgião pega o osso do cadáver, que fica armazenado em um banco de ossos dentro do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) no Rio de Janeiro. Em 2017, o HCSL realizou outra cirurgia inédita na região na mesma área. Chamada de Frozen Bone (osso congelado), o procedimento usou uma técnica de congelamento para tratar câncer nos ossos. As cirurgias foram realizadas pelo médico Eugênio César Mendes, especializado em ortopedia oncológica.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.