Rafael Simões deputado federal e ex-prefeito de Pouso Alegre, assinou na quarta-feira, 19 de abril, requerimento que pede a instalação da CPMI – (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para apurar os ataques promovidos por (Patriotas) Bolsonaristas às sedes dos três poderes em Brasília no dia 8 de janeiro do corrente ano.
A princípio o deputado federal de Pouso Alegre/MG, chegou a dizer que não assinaria o referido requerimento, após sofrer pressão de sua base eleitoral mais conservadora e alinhada ao Bolsonarismo, Simões diante de algumas provas evidentes, após a CNN Brasil divulgar, na quarta-feira, imagens que mostram o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Palácio do Planalto, Gonçalves Dias, dentro do Planalto durante os atos. Rafael Simões optou por rever sua posição, o que foi aplaudido por dezenas de correligionários da região sul mineira.
Um vídeo em que Rafael Simões aparece anunciando sua adesão e assinatura a CPMI foi distribuído à imprensa pela assessoria do parlamentar acompanhado dos seguintes dizeres: “Diante dos fatos apresentados em plenário, acompanhado pelo Deputado André, eu assinei a CPMI. Vamos buscar a verdade sobre o que aconteceu no dia 08 de janeiro”.
As imagens animaram parlamentares que defendem desde aquela época a tese de que a invasão do Planalto teria sido facilitada pelo governo Luis Inácio Lula da Silva. Segundo esse grupo, o Planalto estaria tentando impedir a instalação da CPMI por receio de que a investigação revele responsabilidade de seus integrantes no desfecho que aconteceu no dia 8 de janeiro.
O governo no entanto justifica trabalhar contra a CPMI por querer concentrar esforços legislativo na aprovação de pautas importantes, como o novo marco fiscal e a reforma tributária, considerando que os atos de 8 de janeiro já estão com investigações avançadas, sob os cuidados da Polícia Federal e principalmente do Supremo Tribunal Federal.
Fonte e Vídeo: Ascom/RS Brasília DF
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.