A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) relembra hoje, dia 31 de maio, do seu fundador Dom José D’Ângelo Neto que nesta data nos deixava há 33 anos.
Nos anos 60, o primeiro passo para criação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi implementar a FUVS para atuar como mantenedora do curso de Medicina. A implantação do curso só veio em 1968, encabeçada pelos saudosos idealizadores Dom José D’Ângelo Neto, primeiro presidente da FUVS, e Dr. Jésus Ribeiro Pires.
A Fundação foi criada por meio da Lei Estadual n° 3.227, de 25 de novembro de 1964, com o intuito então de criar e gerir os futuros cursos de formação superior aqui em Pouso Alegre. Em 1968, a FUVS recebeu a autorização para a criação da Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho (Facimpa). O primeiro curso criado e mantido pela FUVS, foi o de Medicina, que iniciou suas atividades no ano de 1969.
O professor da Univás, Dr. Virgínio Cândido Tosta de Souza, conta que dom José D’Ângelo Neto sempre demonstrou sua influência de religioso no cenário nacional e internacional, aguçando na comunidade local, o desejo de possuir uma faculdade de ciências médicas. “O arcebispo foi um dos maiores apoiadores da criação da Faculdade de Medicina. Como presidente da FUVS de 1966 a 1983, Dom José lutou pela criação do curso e o primeiro vestibular, iniciou as obras da Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho e a construção da Faculdade de Medicina. O grande administrador ainda participou da doação do Hospital à Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí e assinou o ato de compra e venda do terreno da atual unidade Fátima, onde inaugurou o campus Vicente D’Ângelo”, conta o professor Virgínio, outra figura vital para criação da Univás.
Pronto Socorro do HCSL leva o nome de Dom José
Dom José D’Angelo Neto, que faleceu no dia 31 de maio de 1990. Em março de 1991, foi inaugurado as novas instalações do Pronto Socorro, que surgiu para atender a demanda crescente de urgência e emergência da região do Sul de Minas. O novo Pronto Socorro ganhou o nome dom José D’Ângelo Neto em homenagem à figura do primeiro Presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí e primeiro arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.