Apassagem evangélica deste Domingo nos faz refletir sobre a nossa missão de cristãos no mundo, isto é, as consequências práticas da nossa adesão ao Evangelho, seguindo os passos de Jesus.
O Evangelho de hoje não nos coloca apenas diante de um apelo vocacional, mas diante da Palavra de Jesus que, se acolhida com coragem e honestidade, favorecerá a nós um verdadeiro ato penitencial: o reconhecimento de que, mesmo aceitando ser trabalhadores na colheita do Senhor, ainda trabalhamos pouco, pois há muitas ovelhas sem pastor.
Por outro lado, não podemos negar o cansaço do nosso muito fazer; pois, por mais que nos esforcemos, o Reino se difunde à medida que testemunhamos com convicção o que Deus faz em nosso favor: Ele é o Senhor da vida, que nos é “dada de graça e que de graça devemos dar”.
O Evangelho segundo Mateus apresenta os Doze que são convocados por Jesus. Ele tem diante de si o desafio de cuidar de uma multidão “cansada e abatida, como ovelhas sem pastor” (cf. Mt 9,36).
Jesus se compadece do povo sofrido, toma para si as dores daquelas pessoas simples e pobres, e propõe ações concretas a favor do alívio de sua triste situação.
A primeira ação de Jesus é convencer o povo e seus discípulos de que é preciso rezar para que surjam operários dispostos a assumir a missão. Todos os batizados devem assumir essa tarefa e essa missão.
Pela água e pelo Espírito, nos tornamos nação santa, povo de reis e sacerdotes, como nos ensina o livro do Êxodo na primeira leitura.Recebemos um dom especial do Senhor para nos colocarmos a serviço dos mais humildes. Esse é o sentido da eleição de Israel: ser sinal e testemunha do amor incondicional de Deus por aqueles que mais precisam do seu amor e da sua bondade.
A Igreja Veterocatólica Missionária está vivendo uma campanha a favor da Vocação que convida-nos a refletir e aprofundar o tema levando toda semana uma reflexão sobre o assunto: “Vocação: Graça e Missão na IVCM” que tem sido abordada pelo clero e seminaristas.
Esta missão se estende a todos os homens e mulheres. São muitas as “ovelhas perdidas” em nossas comunidades! Dai a preocupação do Secretariado Vocacional nesta bonita e importante campanha. Antes de julgar a ausência de alguns sacerdotes, é preciso ouvi-las, compreender seus motivos e ajudá-las a retornar. É preciso também agir com a mesma compaixão de Jesus, que acolhe e integra as pessoas! Convite também feito aos jovens que ouvem o chamado de Cristo, como fizeram os apóstolos. Confirmando que ouviram as palavras do Senhor como bom pastor e as deseja seguir voluntariamente. Que assim seja!
Direto da Santa Missa em Seu Lar PMP
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.