Na Sessão Ordinária desta terça-feira (27), com a presença de diversos representantes de instituições de educação e empreendedores regionais, os vereadores aprovaram em único turno uma abertura de crédito encaminhada pelo Poder Executivo, que possibilita a Hub de Empreendedorismo no município, uma proposta que foi indicada ao Executivo pelo vereador Igor Tavares (PSDB).
A matéria trata-se de uma abertura de crédito no valor de R$ 6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais), necessários para a construção de um prédio público de cerca de 2.000 metros quadrados. A iniciativa é voltada para o fomento à inovação, novos negócios e interconexão entre empreendedores, um projeto que deve contar com a parceria de grandes centros de ensino e tecnologia.
O ‘Pouso Hub’ deve contar com laboratório, coworking, auditório e áreas que facilitem a convivência entre estudantes, empreendedores, investidores e o poder público para a identificação de oportunidades que geram soluções.
“A UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) e o INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações), desempenharão papéis fundamentais na implementação do projeto. O Pouso Hub tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade por meio da promoção da ciência e das novas tecnologias. Reconhecendo a expertise e a reputação da UNIFEI e do INATEL nessas áreas, sua participação no projeto é de suma importância, já que as instituições trarão conhecimento, experiência e recursos para impulsionar o desenvolvimento tecnológico, a formação de profissionais qualificados e o fomento à inovação no município”, disse Igor.
A UNIFEI, que formalizou a intenção de aplicar um curso de bacharelado de ciência e tecnologia no Pouso Hub, contribuirá com sua experiência acadêmica e científica. Já o INATEL, reconhecido nacionalmente como um centro de referência em telecomunicações, será fundamental para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo. Além das instituições de ensino já mencionadas, dezenas de outras instituições estão credenciadas a participarem do projeto, todas elas cumprem requisitos específicos para instituições de pesquisa.
A matéria foi amplamente elogiada pelos vereadores que entenderam o PL como uma inovação que marca a história da cidade, já que trará oportunidades para muitos.
Ascom/CMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.